O Advento marca o início do ano litúrgico da Igreja, em que celebramos a encarnação de Jesus na história da humanidade, ou seja, o momento em que o “Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), dando início à Era Cristã.

Esse tempo litúrgico é caracterizado pela espera de Cristo, uma espera alegre, porém silenciosa, em que devemos manter nossos corações vigilantes.

Assim como a Quaresma, o Advento é um tempo de penitência, preparação e espera na fé.

Mas enquanto a Quaresma nos prepara para festa da Páscoa, o Advento nos prepara para a celebração do Natal, isto é, a Festa do nascimento de Nosso Senhor.

O Advento se divide em duas partes, nas duas primeiras semanas a liturgia nos convida a refletir sobre a segunda vinda de Cristo. E nas últimas semanas somos chamados a meditar sobre a primeira vinda de Cristo, sua encarnação no seio da santíssima Virgem.

Para viver bem a celebração do Natal, é recomendável que se viva com intensidade o advento para que possamos bem celebrar o mistério da encarnação do Senhor.

Por isso é muito importante que não deixemos para viver o advento apenas dentro das celebrações litúrgicas, mas que o vivamos também em nossas casas, com nossa família.

Pensando nisso, hoje iremos apresentar algumas dicas de como você pode vivenciar esse período de espera com sua família. São dicas práticas, mas que vão te ajudar a se preparar melhor para o nascimento de nosso Senhor.

 

Prepare sua casa para viver esse tempo

Pode-se utilizar alguma imagem da Sagrada Família, de Nossa Senhora, ou um Presépio. Uma dica é ir acrescentando os elementos do presépio aos poucos, à medida em que as semanas do advento vão passando. Por último se coloca a imagem do menino Jesus, indicando que a espera terminou. 

Também não pode faltar a árvore de Natal, que pode, assim como o presépio, ser enfeitada aos poucos. 

Coroa do Advento

Outra dica é preparar uma coroa do advento, com velas, para acender durante os momento de oração em família.

Para confeccionar a coroa você pode utilizar alguns ramos, ou até uma guirlanda adaptada, e quatro velas. Não se esqueça de acender uma vela por semana. 

 

Experimente o silêncio

Procure acalmar seu coração durante o tempo do advento, para que você possa meditar com mais profundidade sobre essa espera na fé. 

Uma ideia que pode ser útil é silenciar os ruídos interiores, como músicas muito altas ou agitadas. Também é recomendado moderar o uso da televisão, smartphone, computador e outros aparelhos. 

Diminua qualquer interferência que possa lhe tirar do clima desse tempo. Aproveite esse silêncio para ouvir, no seu interior, a voz de Cristo, que convida à conversão.

 

Leitura

Uma ótima dica para viver bem o advento, esse tempo de preparação e espera na fé, é através da leitura de bons livros. 

Um bom exemplo é o Diário de Santa Faustina, em que encontramos inclusive passagens em que a Santa escreve sobre como ela vivia o advento: 

“Aproxima-se o advento. Desejo preparar o meu coração para a vinda do Senhor pelo silêncio e recolhimento de espírito, unindo-me com a Mãe Santíssima e imitando fielmente a sua virtude da mansidão, pela qual mereceu a predileção aos olhos do próprio Deus. Confio que ao seu lado perseverarei nesse propósito” (Diário, 1398).

Ela também relata: “Durante o advento, despertou no meu coração uma grande saudade de Deus. O meu espírito ansiava por Deus com toda a força do meu ser” (Diário, 180).

 

Intensifique o jejum e a abstinência

O jejum é uma prática milenar na Igreja e nos ajuda a moderar nosso interior, fortalecendo a virtude da temperança e já é costume na Igreja a prática do Jejum nas sextas-feiras, mas, que tal dar um significado ainda maior a esse jejum? 

Escolha algum alimento, guloseima, ou bebida, para se abster, ou seja, cortar ou diminuir, durante o tempo do advento para fortalecer ainda mais sua vida espiritual.

 

Oração em Família

Escolha uma oração para fazer em família uma vez por semana, ou até diariamente. Pode ser a oração do santo terço, ou outra oração propícia para esse tempo, como novenas de Natal por exemplo. 

Pode-se também fazer a leitura de algum texto da liturgia do dia ou algum outro texto que seja propício para esse tempo. 

Outra dica é ler sobre as figuras bíblicas presentes na liturgia do advento, o profeta Isaías, João Batista, Zacarias e Isabel, Nossa Senhora, São José, Gabriel, o Menino Jesus, entre outros. Com certeza eles irão falar ao seu coração.

 

Revisão de Vida

Aproveite também esse período para fazer uma revisão de seus propósitos de vida, tanto no campo espiritual como no profissional e familiar. 

É um bom período para rever a vida e fazer resoluções para o ano novo. É interessante anotar, a fim de poder olhar mais vezes durante o ano e ajustar o que precisa ser ajustado.

Faça um bom exame de consciência e busque a confissão. Esse exercício além de preparar você para vivenciar o Natal com mais profundidade, também irá lhe preparar para iniciar bem o ano novo. 

Nada como iniciar o ano com a alma purificada não é mesmo?

Liturgia

E por último, participe das celebrações litúrgicas próprias deste tempo, sobretudo a Santa Missa. Pois a celebração da eucaristia é o centro da vida da Igreja.

Na participação da liturgia você perceberá com foi bom ter colocado todas as outras dicas em prática, pois todas elas se complementam e culminam na celebração litúrgica da Santa Missa.

Vamos relembrar então todas as dicas para que você possa viver bem o advento: Prepare sua casa, monte uma coroa do advento, silencie, faça leituras edificantes, intensifique o jejum, reze em família, faça uma revisão de vida e participe ativamente da liturgia.

Com essas dicas a sua vivência do advento será mais frutuosa, e assim você e sua família poderão viver o Natal com ainda mais intensidade e receber o menino Jesus na manjedoura de seus corações.

Para mais conteúdos como este, seguem duas indicações que temos em nosso blog:

  • Como ensinar sobre o Natal para as crianças? Acesse aqui!
  •  Dicas de orações de Natal para a família. Acesse aqui!