Estamos vivendo o tempo do Advento, que teve início no dia 28 de novembro. E, durante neste tempo, fazemos exatamente isso: Esperamos por Jesus, dando testemunho da Luz que vem ao mundo. O Advento é um tempo que nos sugere mudanças de vida, por meio de atitudes que compõem um homem novo, feito à imagem de Cristo.

O Papa Francisco reflete que a nossa vida “se torna bela e feliz quando esperamos por alguém querido e importante. Que este Advento os ajude a transformar a esperança na certeza de que Aquele por quem esperamos nos ama e nunca nos abandona.”

 

Mas, para qual vinda nos preparamos?

Muitas vezes as pessoas pensam que estamos apenas nos preparando para comemorar o nascimento de Jesus, mas na verdade isso não é tudo! No Advento, nos preparamos para as três vindas de Cristo: a Encarnação; a segunda vinda de Cristo; e a entrada de Jesus em nossos corações por meio dos sacramentos e da oração. Portanto, sim, no Advento, nos preparamos para a vinda de Jesus. E um elemento-chave para preparar o caminho do Senhor é a penitência, que nos permite participar na Cruz de Cristo.

Muitos se esqueceram de que o Advento é um período de penitência e costumava ser também de jejum de 40 dias, como a Quaresma (a Igreja Ortodoxa ainda observa esse jejum.) Ao realizar o jejum e penitência no Advento, nos preparamos para celebrar o Natal com coração e mente limpos, oferecendo reparação por nossos pecados, fortalecendo nossas vontades enfraquecidas, mortificando nossos desejos desordenados e renovando nossa mente (veja Rom 12,2).

Então, quando começa a verdadeira temporada de Natal? A época natalícia começa na Vigília de Natal – Véspera de Natal – e termina em Janeiro, na Solenidade do Batismo de Nosso Senhor, que é o Domingo a seguir à Solenidade da Epifania (altura em que celebramos a manifestação de Nosso Senhor durante a visita dos Três Reis Magos).

 

Coroa do Advento

Há uma decoração especial do Advento: a coroa do Advento. Sua forma é um círculo, sem começo e sem fim, para simbolizar a eternidade. A coroa é feita de folha perene, assim chamada porque sempre permanece verde e, portanto, simboliza a vida eterna. Acendemos velas na coroa porque Cristo é a Luz do Mundo. Essas quatro velas simbolizam esperança, fé, alegria e paz. As velas roxas representam penitência, mas a vela rosa (acesa no domingo de Gaudete na terceira semana do Advento) representa alegria. É como este pequeno oásis no deserto de uma época de jejum e penitência.

À medida que os dias escurecem, acendemos mais velas, mostrando que a luz de Cristo está brilhando no horizonte, que mais uma vez, um povo em trevas está vendo uma grande luz (ver Mt 4,16). Temos esperança; Cristo está vindo. Quando acendemos a vela rosa, estamos a duas semanas do Natal. Portanto, neste tempo de Advento, vamos orar aos nossos grandes santos e com nossos irmãos católicos por esperança, fé, alegria e paz para nós e para o nosso mundo.

Estejamos preparados para receber dignamente os dons de Deus, especialmente a Divina Misericórdia Encarnada.  

 

Fonte: Padres Marianos, EUA.
Imagens: iStock