Nesta sexta-feira, 04/05, celebramos a memória de São Floriano, santo padroeiro dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos aqueles que combatem o fogo. Também é protetor dos limpadores de chaminés.

São Floriano foi oficial do exército romano e se destacou por sua inteligência.  Foi designado a ser administrador militar na vila de Naricum, região da Áustria, país que fixou suas atividades.

Sempre carregando uma cruz consigo, São Floriano foi marcado pela sua fé. Na época, sendo soldado romano, era proibido professar a fé. Entretanto, devido à distância que ele e outros soldados romanos estavam de Roma, facilitou a profissão de fé de ambos.

A vila de Naricum era constantemente assolada por incêndios, que em algumas ocasiões poderiam ter acabado com o vilarejo todo. São Floriano como administrador militar, treinou todos os soldados da região e criaram o grupo “Combatentes do Fogo”. Em uma madrugada, um grande incêndio atingiu o local e o grupo de militares não conseguiram combater o fogo a tempo. São Floriano então fez uma oração a Deus, pedindo que um milagre fosse feito. Sentiu em seu coração um fervor e então pegou um balde de água e jogou contra o fogo que cessou imediatamente. Muitos não acreditaram no que viram e se tornaram cristãos após presenciarem o milagre de Deus.

São Floriano e sua legião de soldados foram presos tempos depois, sob alegação de serem cristãos e não adorarem seu imperador. Não aceitando a renuncia à vida cristã, o santo padroeiro dos bombeiros e seus companheiros foram condenados à tortura e posteriormente a morte. São Floriano foi morto no dia 04 de maio de 304. Seu legado ficou em todo o mundo, mostrando que devemos propagar a fé independente do lugar em que estamos e sempre ajudar aqueles que mais precisam.

Oração de São Floriano: “Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar de que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”