Muitas pessoas nos têm perguntado se na hora da Consagração, na santa Missa, se é proibido ajoelhar, pois, segundo essas pessoas, alguns sacerdotes têm proibido os fiéis de se ajoelharem, dizendo que este momento não é um momento de Adoração. Alguns sacerdotes, segundo algumas informações, estão até retirando dos suportes dos bancos, onde se ajoelha. Para clarear a questão fomos verificar o que diz o Missal Romano; e pude verificar que ele manda que nos ajoelhemos no momento da Consagração. Veja o que ele diz:
21 – “Ajoelhem-se durante a Consagração , a não ser que a falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam.” (Ed. Paulus, 6ª Edição, pág. 36; n. 21)
Leia mais:
Podemos ajoelhar diante de uma imagem?
Fica, portanto, claro, que os fiéis devem se ajoelhar na hora da Consagração, pois, normalmente não faltam espaços e condições nas nossas igrejas para isto.
Evidentemente que o momento da Consagração não é para uma adoração prolongada do Santíssimo Sacramento, para isto deve se fazer a Adoração ao Santíssimo; mas, quando o Sacerdote levanta a sagrada Hóstia e o Cálice, deve-se prestar-lhes uma breve adoração, conforme nos recomenda S. Pedro Julião Eymard, em suas preciosas obras sobre a sagrada Eucaristia.
Prof. Felipe Aquino
fonte: Cleofas