Artista explica a origem do “Memorial das Crianças Não Nascidas”, a impressionante escultura pró-vida

memorial-for-unborn-children
Quatro anos se passaram desde que o jovem artista eslovaco Martin Hudacek decidiu criar uma escultura pró-vida para trazer esperança e cura às mulheres que sofrem da síndrome pós-aborto. Sua obra “Memorial das Crianças Não Nascidas” representa uma mãe que sofre por seu bebê abortado, com o rosto entre as mãos.

A escultura, feita em pedra, mostra a imagem de sua criança abortada, transparente, que aproxima a mão da cabeça de sua mãe num gesto cheio de ternura, perdão e cura.

“Muitas pessoas disseram ‘oh, sou eu’. Chorando, muitas me disseram que a escultura tocou os seus corações”, disse o artista em declarações feitas a Aciprensa sobre o impacto que a sua singular escultura teve ao longo desses anos.

Hudacek criou a escultura, localizada na Eslováquia, quando ainda era estudante e o monumento tem sido muito elogiado pela representação da dor, tristeza e pesar que sentem as mulheres que passaram pela traumática experiência de um aborto.

O artista, que presenteou o Papa Francisco com uma réplica da estátua original durante a audiência geral, em 21 de outubro de 2015, disse à Aciprensa que o projeto foi inspirado por um amigo.

Quando voltava para casa, um amigo “que reza e medita muito” disse que “eu tinha que esculpir uma estátua” representando os efeitos da síndrome pós-aborto, “um grande problema é que não há uma estátua que trate desse assunto”.

O artista se mostrou “comovido de modo que quis fazer um monumento para as crianças que não nasceram”, mas não tinha ideia de por onde começar, então ele pediu a muitas pessoas que rezassem.

“Estava rezando e muitas pessoas vieram até mim e disseram que precisavam de uma imagem sobre perdão”, disse ele. Conforme o tempo passava, a imagem se tornava cada vez mais clara em sua cabeça: “Via como que uma mãe chorando e seu filho a perdoava.”

Muitas pessoas têm se aproximado dele para dizer como a estátua lhes fala diretamente sobre seus problemas.

Hudacek disse que a estátua visa responder à necessidade de misericórdia. Fala sobre cura através de uma criança que vem até a mãe que “realmente precisa de perdão, precisa da misericórdia de Deus.”

Apesar do sucesso de sua escultura, o artista disse que não é realmente seu o trabalho, mas de Deus.

Na terceira versão: um pai
Algumas semanas atrás, Hudacek completou uma terceira versão do “Memorial das Crianças Não Nascidas”. Esta edição tem mais de dois metros de altura. Porém há uma adição: esta escultura mostra um pai ao lado da mãe sofrendo e o filho abortado.

Esta estátua se encontra atualmente num cemitério em Wroclaw (Polônia) e foi colocado na cripta de uma criança que morreu antes do nascimento. Esta estátua foi feita em particular “apenas para pessoas de Wroclaw”, explicou o artista, que atualmente vive na pequena cidade eslovaca de Telgárt.

Fonte: Casa Pró-Vida