Foto: iStock

Agora você pode acompanhar em nosso portal o Evangelho Meditado. Esta é uma iniciativa das Irmãs de Jesus Misericordioso, que visam evangelizar e auxiliar os cristãos a desenvolverem uma maior familiaridade e intimidade com a Palavra do Senhor.

Não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Nesta terça-feira, 29 de setembro, dia em que a Igreja celebra a Festa dos Arcanjos São Gabriel, São Rafael e São Miguel, você é convidado a refletir o Evangelho de São João 1,47-51.

Sejamos autênticos cristãos

O Evangelho de hoje nos apresenta um diálogo interessante de Jesus com Natanael.
Quando ouve falar de Jesus, Natanael critica a localidade de onde vem Jesus. Então Nosso Senhor elogia a autenticidade de Natanael.

Jesus viu que Natanael vinha em sua direção e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. E Natanel estranha o modo como Jesus fala dele, como se o conhecesse muito bem. Ele se admira muito porque Jesus não poderia tê-lo visto. E Jesus diz: “Coisas maiores que esta verás!”.

Natanael via Jesus como um Messias meramente humano. Ninguém sabia como seria o enviado de Deus. Só era sabido que este enviado teria características miraculosas. E isso Natanael reconhecia em Jesus.

Naquela época Roma oprimia a Palestina, até que fez a destruição total de Jerusalém no ano de 70 d. C.

Talvez, embaixo daquela árvore, Natanel pensasse em como faria para libertar Israel. Pois, existiam muitos movimentos revoltosos para derrotar Roma. Mas quando Jesus diz “eu te vi debaixo da figueira”, então automaticamente Natanael pensa: ‘Ele comunga dos meus pensamentos. Ele está de acordo com o meu pensamento’.  E Jesus lhe diz: Você verá muito mais.

O que Natanel verá, será a de Jesus vencer Roma. Quando Jesus venceu, na cruz, Jesus venceu amando até as últimas consequências.

Esta é a grande lição que todos os discípulos de Jesus vão precisar aprender, é a grande lição que nós, discípulos de Jesus hoje, vamos precisar aprender.

As nossas armas devem ser as armas de Jesus: Mansidão, humildade, misericórdia.

No Caminho do Calvário, sendo crucificado, Jesus mostrou para nós que é possível amar até a morte, até as últimas consequências.

Apresentemos hoje a Jesus os nossos pensamentos, sentimentos e planos. Submetamos os nossos planos aos planos de Deus.

Em um determinado momento da vida de Santa Faustina, Jesus disse-lhe: “escreve numa folha em branco estas palavras: “A partir de hoje não existe em mim a vontade própria”, e risca-a. Do outro lado escreve estas palavras: “A partir de hoje cumprirei a vontade de Deus, em toda parte, sempre e em tudo”. Não te assustes com nada, o amor te dará forças e facilitará o cumprimento“. (Diário, 372)

Foto: Diário de Santa Faustina, pág 129.

Cada um de nós é chamado, de acordo com seu estado de vida, a eliminar a própria vontade para viver a vontade de Deus, porque a nossa vontade é muito ferida, não é autêntica.

Precisamos aprender a viver a Verdade, mas só conseguimos se estivermos unidos a Vontade Eterna, que é Jesus. Ele deseja ardentemente se unir a nós. Aceitemos o convide de Jesus.

 

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
assim como era no princípio, agora e sempre.
Amém
.


Evangelho Meditado | Terça-feira 29.09