Imagem: São Lourenço distribui as riquezas da Igreja / obra de Bernardo Strozzi

A Igreja celebra neste dia 10 de agosto a Festa de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos. São Lourenço foi morto como mártir de Cristo, era diácono de Roma e morreu durante uma perseguição do imperador Valério aos cristãos no ano 258 d.C.

Depois de São Pedro e São Paulo é o terceiro santo padroeiro da cidade de Roma. Lourenço nasceu na Espanha na primeira metade do século III. Ele administrava bens e ofertas para suprir as necessidades dos pobres, órfãos e viúvas.

Em 258 d.C., o imperador Valério emitiu um édito segundo o qual todos os bispos, presbíteros e diáconos seriam condenados à morte. O pontífice, Papa Sisto II, tinha sido morto em 6 de agosto. Inicialmente, Lourenço foi poupado com o objetivo de obter informações sobre os bens da comunidade. Mas Lourenço, depois de distribuir aos pobres os poucos bens que a Igreja tinha na época, apresentou uma multidão de pobres, aleijados e cegos às autoridades romanas e disse: “Estes são os tesouros da Igreja“.

São Lourenço foi martirizado 4 dias depois do Papa e de acordo com informação extraída dos escritos de Santo Ambrósio, foi queimado em uma grelha de ferro.

Imagem: Jacobello del Fiore / Domínio público

 

Lágrimas de São Lourenço

A noite de São Lourenço é tradicionalmente associada com o fenômeno das estrelas cadentes, recordando as brasas ardentes sobre as quais o santo foi martirizado. Ao longo dos séculos também se espalhou o mito de que as estrelas eram as lágrimas de São Lourenço, que se manifestavam na noite em que o Santo perdeu a vida. As lágrimas simbolizavam dor, mas também esperança na vida eterna.

As “lágrimas de São Lourenço” são detritos do cometa Swift-Tuttle, que libera poeira na órbita terrestre. Ao entrar em contato com a atmosfera esses detritos queimam, assim não representam perigo para as pessoas.

O fenômeno da chuva de meteoros acontece da metade de julho até o fim do mês de agosto. Por estar localizada na constelação de Perseu, a chuva de meteoritos também é conhecida como Perseidas, uma das chuvas mais bonitas do ano.

  • O pico da chuva de meteoros Perseidas será nos dias 11 e 12 de agosto e poderá ser vista da maior parte do Brasil.

 

Nas pegadas de São Lourenço

O testemunho de São Lourenço vai além do período histórico em que o diácono da Igreja de Roma viveu. Ao encontrar os diáconos permanentes da diocese de Roma em 19 de junho de 2021, o Papa Francisco utilizou o exemplo de São Lourenço para falar dos desafios atuais e pediu que os diáconos “se inspirarem nas raízes da Igreja”.

 

 

Fonte: Vatican News