Assim como o tempo do Advento nos prepara para o Natal, a Quaresma nos preparará para a Páscoa. Neste tempo quaresmal, a Igreja nos convida a viver em profunda oração, relembrando o amor de Deus por cada um de nós.

Viver a Quaresma pode exigir alguns direcionamentos para que saibamos o rumo a se tomar. Pensando em tudo isso, trouxemos para você neste blogpost frases de Santa Faustina para meditar neste tempo especial do Senhor. Confira!

#Oração

“O silêncio é uma linguagem tão poderosa que atinge o trono de Deus vivo. O silêncio é a Sua palavra, embora oculta, mas poderosa e viva” (Santa Faustina).

Vivemos a oração de modo profundo neste tempo, e quando vivida com silêncio, dá-se maior espaço e maior atenção para aquilo que Deus quer nos falar. Como Santa Faustina já diz, o silêncio é a Palavra de Deus, oculta, mas poderosa e viva. 

Silenciar o nosso coração, o nosso interior, é deixar-se ouvir os sussurros de Deus, que muitas vezes, em meio ao barulho, não se ouve. No tempo quaresmal, silenciar também é rezar.

#Perdão

“Quem sabe perdoar prepara para si muitas graças da parte de Deus. Todas as vezes que olhar para o crucifixo, perdoarei sinceramente” (Santa Faustina).

Saber perdoar, desejar perdoar, é um grande desafio. Mas o perdão é um grande passo para quem quer estar mais próximo de Deus. Na Quaresma, além da oração, muitas ações concretas nos aproximam ainda mais do bom Deus. Perdoar é uma delas. Lembrar de uma pessoa que há muito tempo guardava-se rancor, mágoas, decepções, e rezar por ela, perdoar interiormente, é também abrir espaço para a misericórdia de Deus. 

Perdoar é dar acesso a grandes graças que Deus tem reservado a cada um de nós. É preciso, não só neste tempo, mas dar abertura na Quaresma, para iniciar o ato de perdoar sempre que necessário, para que sempre haja mais espaço para Deus em nós do que para o rancor e a mágoa.

A confissão também é uma grande ação importante neste tempo. Confessar-se é dar abertura para que Deus faça grandes obras, é um processo unido ao perdão, uma necessidade para os cristãos. Perdoar e pedir perdão são atos da misericórdia divina. 

#Amor  

“O amor de Deus é a flor e a misericórdia o fruto” (Santa Faustina).

Relembrar o amor de Deus por você: este é o tempo que mais permite lembrar de cada ação do Seu amor. Reconhecer que é o Senhor que faz tudo é reconhecer que necessitamos Dele. 

Na Quaresma, o amor de Jesus por nós torna-se uma experiência vívida. Podemos acompanhar cada um de seus passos, dia após dia, através da liturgia diária. Reconhecer Seu amor, é também reconhecer nossa pequenez, perceber que nada seríamos se o bom Deus não tivesse nos amado de tal forma ao ponto de nos enviar seu filho Jesus. 

Quando enfim, relembramos o amor, percebemos nossa miudeza, então entendemos que devemos louvar a Deus a todo instante por tudo que Ele faz por cada um de nós. Louvar pelas maravilhas que Ele faz, para que entendamos que Seu amor permanece em nós para sempre, independentemente de nossas escolhas, caminhos e erros. O amor de Deus é a flor, e sem sombra de dúvidas, a misericórdia é o fruto. 

#Misericórdia

“Vós morrestes, Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas e abriu-se um mar de misericórdia para o mundo” (Santa Faustina).

Jorrastes misericórdia, meu Jesus, para nós. Porque nunca quisestes, mesmo com todos os erros de nossas gerações, nunca quisestes nos rejeitar. Com a Tua misericórdia, fostes buscando formas de nos trazer de volta para Ti.  Tua misericórdia está expressa na missão de Jesus, para que possamos voltar, largando a vida dos pecados, levando uma vida Santa.

Neste tempo quaresmal, rezemos, pedindo a Deus a graça da fidelidade e da perseverança, para que possamos nos manter firmes na Sua vontade e na busca pela santidade. Mesmo que trilhemos um caminho árduo, perseverantes na graça de Deus, conseguiremos. 

Quaresma é tempo para podermos nos rever interiormente, retomar a direção correta, estar e ficar ainda mais íntimo de Deus. Tempo de oração, perdão, amor e misericórdia. 

Santa Faustina muito nos ensina, em cada uma de suas frases, quando diz que Deus é misericordioso, e que nunca é tarde para que voltemos para Ele. Que este blogpost seja material de oração fecunda nesta Quaresma para você. Que a cada tempo o seu coração se prepare para viver uma destas dimensões do amor. 

Deixemos o amor de Deus transbordar nossos corações e nos mover em um profundo tempo de oração!

Assim como essas frases nos inspiram para a Quaresma, temos um e-book muito especial para você, que lhe permitirá mergulhar ainda mais fundo no amor de Deus, através de alguns dos escritos de Santa Faustina. Baixe agora clicando aqui!