Santa Faustina escreveu em seu Diário, no dia 12 de fevereiro de 1937, algumas invocações à Divina Misericórdia. Com base nessas invocações, o Padre Miguel Sopoćko compôs uma Ladainha à Misericórdia Divina, melhorando algumas das invocações e acrescentando outras por sua própria conta (cf. Carta do Pe. Sopoćko de 14.5.1972).

 

Irmã Faustina escreveu: “Que a alma que desconfia leia estes louvores à misericórdia e torne-se confiante” (Diário, 949).

Esta ladainha será analisada linha por linha para que possamos nos tornar mais confiantes em Jesus, a Divina Misericórdia.

Esta é a segunda parte da série “O amor de Deus é a flor — a misericórdia, o fruto”

Veja aqui a primeira parte.

 

Misericórdia divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.

A felicidade verdadeira e duradoura é encontrada somente em Deus. Sua graça – Sua Divina Misericórdia – é a fonte da qual recebemos tudo o que é necessário para viver uma vida de virtude e santidade. Quando pecamos, podemos experimentar um breve momento do que parece ser felicidade, mas isso não vem sem uma experiência do peso da culpa e da vergonha que isso envolve. Quando chegamos a Jesus na Confissão, Ele desata os laços que o inimigo nos mantém e nos concede uma nova vida e a experiência da verdadeira felicidade.

 

Misericórdia divina, mais sublime do que os céus, eu confio em Vós.

Por milênios, as pessoas sonharam o que são “os céus”. Os antigos gregos encheram os céus com deuses e criaturas míticas. Os romanos então tinham seus próprios. Ao longo da história cristã, as pessoas especularam como o Céu será verdadeiramente. A verdade é que o Céu é maior do que poderíamos imaginar, e é precisamente por causa da Misericórdia Divina. A misericórdia de Deus é além da nossa compreensão. Podemos confiar Nele que Sua misericórdia é maior que nossos pecados. Isso não nos dá licença para pecar e fazer o que quisermos, mas nos dá licença para amar e crer que Sua Divina Misericórdia é melhor do que nossa maior imaginação.

 

Misericórdia divina, fonte de milagres e prodígios, eu confio em Vós.

O mais endurecido dos pecadores pode experimentar cura e conversão através da Divina Misericórdia. Milhares de milagres e maravilhas são testemunhados através do poder da Divina Misericórdia de Deus. Podemos trazer nossas orações e petições para ele. Se nossa fé é grande e nossa confiança é grande, Ele pode verdadeiramente operar milagres e maravilhas em nossas vidas. Essas graças podem não ser o que esperávamos originalmente, mas podemos confiar que Ele irá trabalhar exatamente o que precisamos em nossas vidas para nossa salvação.

Misericórdia divina, que envolve o universo todo, eu confio em Vós.

Nada está fora do alcance de Deus. Ele é eterno e mantém as profundezas do mundo em Suas mãos (ver Salmos 95,4). Mesmo os casos e circunstâncias mais sem esperança não estão fora da capacidade de Deus para salvar. Oremos para que Deus “tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476).

Misericórdia divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.

Santa Faustina escreveu em seu Diário, 1745: “O Verbo se faz Carne — Deus habitou entre nós, o Verbo de Deus — a Misericórdia Encarnada. Vós nos elevastes à Vossa Divindade pela Vossa humilhação. É o excesso do Vosso amor, é o abismo da Vossa misericórdia”. Deus Se humilhou e assumiu a carne humana para que pudéssemos nos tornar como Ele. Ele restaura a nossa semelhança em Cristo que havia sido marcada pelo pecado de Adão e Eva. Deus habitou entre nós. Ele andou sobre esta terra. Ele experimentou em Sua própria carne sofrimento humano e dor – até a morte. Podemos confiar Nele porque Ele escolheu se aproximar de nós quando não precisou. Ele fez isso porque nos ama – em excesso, como escreve São Faustina. Aquele que ama a esse ponto é digno de nossa confiança.

Esta série continua.

Fonte: The Divine Mercy.


 Diário de Santa Faustina Kowalska

Publicado no Brasil com exclusividade pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia, é uma das obras mais conhecidas pelos católicos em todo o mundo.

Loja Santuário

Fale conosco

  • Fone: (41) 3148-3200
  • Whatsapp: (41) 99749-7227