Reflita sobre esse trecho do Diário de Santa Faustina, em que conversando com Jesus, Santa Faustina compreende que não há necessidade de pensar muito sobre as dificuldades que ainda não aconteceram e deixar se consumir pelo medo.

Quando nos afastamos da preocupação com o futuro, quando confiamos plenamente em Deus e vivemos pela fé, permitimos que o Senhor trabalhe mais poderosamente em nós.

Quando estava conversando com Deus oculto, Ele me fez conhecer e compreender que não devo refletir muito e temer as dificuldades que possa encontrar. Deves saber que Eu estou contigo. Sou Eu que faço surgir as dificuldades e Eu as venço. Num só momento posso transformar as atitudes contrárias em favoráveis a esta causa.  O Senhor me esclareceu muitas coisas na conversa de hoje, embora eu não escreva tudo. (Diário de Santa Faustina, 788)

 

Se deixarmos, o medo do futuro pode nos consumir. Mas Deus revela a Santa Faustina que Ele permite todas as dificuldades que enfrentamos, prometendo que Ele mesmo as superará por nós. Mesmo que seja difícil para nós entendermos, se sabemos que Deus realmente permite as provações que enfrentamos por uma razão amorosa, então não temos nada a temer.

Quando tentamos descobrir o futuro através do nosso raciocínio humano, permanecemos invariavelmente frustrados e confusos. Mesmo se Deus nos dissesse o futuro, mesmo se soubéssemos quando e como um julgamento surgiria, nenhuma quantidade de nossa própria força poderia nos sustentar. Somente pela graça de Deus podemos superar as provações que Ele quer que passemos.

À medida que vivemos nossas vocações, pensamos encontrar dificuldades, e elas assustam a maioria das pessoas. Mas, tanto quanto a graça divina nos permite, queremos ver nossas situações como Deus as vê.

Quando nos desanimamos e agimos com medo do futuro, negamos a verdade: que Deus tem um plano perfeito para nossas vidas.

Quando nos preocupamos, trabalhamos contra Deus e acabamos ferindo a nós mesmos e àqueles que nos rodeiam. E se nos flagrarmos, agindo com medo, também não precisamos desanimar. Temos apenas que pedir perdão a Deus e tentar novamente.

Se quisermos superar a tendência de ficar com medo, temos que fazer o que Santa Faustina faz: “conversar com o Deus oculto”. Precisamos ter certeza de que temos um relacionamento mais próximo com o Senhor acima de qualquer outra pessoa.  Podemos fazer isso separando o tempo de nossa vida ocupada todos os dias para ficarmos a sós com Ele e conversamos com nosso melhor amigo, dizendo-lhe todas as nossas necessidades, desejos, esperanças e medos. Quanto mais o amamos, mais veremos o mundo através de Seus olhos e não temeremos nada.

Jesus nos diz hoje:

Afaste-se de pensamentos ansiosos sobre o futuro, como você se afastaria da tentação. Aqui e agora, direcione sua mente para pensar em Mim e em Minha bondade. Saiba que tenho um plano perfeito para sua vida. Em meio a todas as provações, dê-me sua paciência, obediência e confiança, e eu o levarei à vitória.

Minha oração:

Jesus ajude-me a permanecer unida a ti em meu coração. Ajude-me a ver a mim mesmo e minhas circunstâncias como você as vê. Deixe-me não temer o futuro, mas aguardo por isso com a esperança amorosa de que Tu me ajudarás a superar todas as dificuldades, e me guiará no melhor caminho para Te amar mais perfeitamente.

 

 

Fonte: The Divine Mercy