Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, recomenda a todos aqueles que aproveitarão alguns dias para o descanso, a importância de ser cristão também em tempo de férias.


Dom Krieger destaca que, “na verdade, cada qual busca a felicidade, o paraíso perdido e, talvez sem saber, o próprio Deus”. (…) “Encontrar Deus, contudo, não é fácil. A cultura de nossos tempos não tem um lugar para aquele que se revelou em Jesus Cristo. Muitos acreditam que podem solucionar todos os problemas com o trabalho e o dinheiro. Cresce, por outro lado, uma insatisfação generalizada, uma expectativa não bem definida. Espera-se alguma coisa, mas não se sabe bem o que, nem de que maneira virá. Nessa situação, não fica difícil assumir como filosofia de vida a que o apóstolo Paulo percebeu em sua época, e assim resumiu: ‘Comamos e bebamos porque amanhã morreremos’ (1Cor 15,32)”.

De acordo com o Arcebispo de Salvador, “para que as férias sejam restauradoras precisam de uma ‘alma’ que as anime. Ou, em outras palavras, deve-se evitar nelas tudo o que for desonesto e nocivo e procurar uma harmonia entre o descanso e as exigências espirituais”.

Ainda conforme o Primaz do Brasil, “as férias são uma excelente ocasião para o cultivo do silêncio”.

“Não penso, aqui, na simples ausência de barulho, mas na capacidade de cada um escutar a si mesmo, aos outros e a Deus. Já Santo Agostinho havia intuído a necessidade de entrarmos naquele deserto onde estão somente Deus e o próprio eu. E o que dizer do encontro que as férias nos possibilitam com a natureza? As estrelas do céu, o sol que nasce, a planta com seu colorido, o mar que é sempre diferente… tudo isso nos identifica com o coração do salmista, que cantava: ‘Os céus proclamam a glória de Deus’ (Sl 19)”.

No final do artigo, Dom Krieger reforça aos leitores que mesmo em tempo de férias, “é tempo de um encontro especial com Deus“.

Fonte: GaudiumPress