No século XII, quando a Ordem das Eremitas começa a se fundir no Monte Carmelo, na Palestina, tem-se origem à Nossa Senhora do Carmo. A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra “Carmo” ou “Carmelo” significa jardim.
HISTÓRIA
A Ordem dos Carmelitas venera com carinho o Profeta Elias, seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de Carmelitas. Lá, esse grupo de Eremitas construiu uma pequena capela dedicada a Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo.
Posteriormente os Carmelitas foram obrigados a ir para a Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos, propagando ainda mais a Ordem do Carmelo.
DEVOÇÃO
Com a ida à Europa, a devoção foi se espalhando e também levada para a América Latina quando começou a ser colonizada pelos europeus. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas a Senhora do Carmo. O Chile adotou Nossa Senhora do Carmo como sua padroeira.
APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA
São Simão era um dos mais piedosos Carmelitas que vivia na Inglaterra e vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida até estar prestes a ser eliminada da face da terra, sofria muito e pedia socorro a Nossa Senhora do Carmo. Em sua oração, pediu à Virgem do Carmo:
“Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos Carmelitas. Ó Estrela do mar”.
Esta oração é proferida até os dias de hoje pelos Carmelitas. Após a oração, Maria Santíssima, rodeada de anjos, apareceu para São Simão, entregou-lhe o Escapulário e lhe disse:
“Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno. A partir desse milagre, o escapulário passou a fazer parte do hábito dos Carmelitas”.
A partir da aparição de Nossa Senhora do Carmo a São Simão, a Ordem do Carmelo começou a florescer na Europa e em vários lugares do mundo, permanecendo firme até hoje.
ESCAPULÁRIO
A palavra escapulário, vem do latim, escápula, que significa “armadura e proteção”. O escapulário é uma forma de devoção a Maria Santíssima e seu uso é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. O escapulário, segundo o Concilio do Vaticano II é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que nos conduz a Deus. Santa Tereza dizia que: portar o escapulário, era estar vestida com o hábito de Nossa Senhora.
ORAÇÃO
Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, (pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.
Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.
Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós.
SANTUÁRIO
Em Curitiba, há um Santuário dedicado à Nossa Senhora do Carmo. O local fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8520 – Boqueirão, Curitiba – PR, do lado do Terminal do Carmo.