Nesse domingo, 05 de dezembro, início da segunda semana do Advento, foi acesa a segunda vela do advento.

Ainda de cor roxa, de acordo com a liturgia para este tempo, é chamada Belém, local do nascimento de Jesus.

Seguimos a nossa jornada à espera e em preparação para o Natal.

 

A vela de Belém

A cidade se estende por duas colinas e fica a 8 km ao sul de Jerusalém. Também na antiguidade – e especialmente durante o Império Romano – não era de grande importância, embora mencionada várias vezes no Antigo Testamento, porque Davi e sua descendência ali nasceram.

Nada é por acaso. O Senhor escolhe as periferias do mundo para nascer entre os mais humildes e os mais pobres. Também a origem do nome não é por acaso: Belém, em hebraico, significa casa do pão, enquanto em árabe corresponde à casa da carne. Significados diversos que convergem ao mesmo sentido: com a transubstanciação, o pão eucarístico torna-se carne de Cristo.

 

Seguindo a estrela

A grande estrela surge no horizonte e seu brilho se destaca com força no céu, marcando o caminho para Belém, um lugar que nos atrai a si como um ímã de amor. Tudo em volta fala de paz.

Se a liturgia da semana passada se abria com a invocação “Vem, Senhor”, que alude à esperança daquilo que os profetas predisseram, agora diz que o Senhor está próximo: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas (…), todas as pessoas verão a salvação de Deus”.

A segunda vela da coroa do Advento também é um “chamado universal à salvação”. Nesta semana, a esperança se concretiza e se torna uma promessa.

 

“Purificar”: verbo chave do Advento

Como disse o Papa Francisco, o Advento é um tempo de passado, presente e futuro. A unidade de um tempo tridimensional onde a memória da vinda de Cristo é uma oportunidade de renovação da fé.

Trata-se de “purificar a memória do passado, a memória do que aconteceu naquele dia de Natal”, diz Francisco, falando da primeira dimensão, mas também de purificar a expectativa e a esperança.

A segunda dimensão diz respeito ao tempo futuro, serve para nos preparar para o momento definitivo com o Senhor, quando nos encontrarmos face a face com Ele.

E o Papa nos fala ainda de uma terceira dimensão, aquela sobre o presente, da vigilância purificadora, sabendo o que acontece no coração quando o Senhor vem e bate à porta.

 

 

 

Fonte: Vatican News