“Uma tristeza mortal se apoderava da minha alma, com tal intensidade, que não era capaz de escondê-la, mas era visível exteriormente. Perdi a esperança. Noite cada vez mais escura. (…) [meu confessor consolava-me dizendo] nesse estado eu era mais agradável a Deus do que se estivesse cheia dos maiores consolos.” (Diário de Santa Faustina, 68).

 

Nossa felicidade ou tristeza a qualquer momento não depende necessariamente do nosso comportamento. Às vezes, podemos estar fazendo o melhor possível, permanecendo fiéis à vontade de Deus e buscando a virtude, e ainda não nos sentimos próximos de Dele.

Nesta parte do Diário, Santa Faustina não faz nada para causar escuridão em sua alma. Em sua angústia, no entanto, ela diz a seu confessor sobre como ela está se sentindo. E ele revela a Irmã que Deus frequentemente nos acha agradável mesmo quando nós mesmos não estamos satisfeitos. De fato, ele diz que Deus nos acha ainda mais agradável quando continuamos a buscá-Lo em meio a nossa dor e insatisfação.

Quando sentimos que algo está errado, naturalmente temos a tendência de nos culpar e tentar consertar nossos problemas sozinhos. Às vezes, porém, temos problemas que simplesmente não podemos consertar. Quando estamos lutando dessa maneira, temos apenas que lembrar que através de Sua morte e ressurreição, Jesus já consertou tudo. Temos apenas que esperar pacientemente por sua libertação. No final, a luz triunfará sobre a escuridão por toda a eternidade.

Oração

Jesus nos diz: Não pense que eu sinto o mesmo por você como você se sente a meu respeito. Estou sempre animado para te amar, mesmo quando você está lutando e se sentindo para baixo. Em todas as situações tenho meus propósitos. Permaneça paciente, e eu vou levar você para onde eu quero que você vá.

Minha oração: Jesus, por favor, ajuda-me a não ser tão duro comigo mesmo quando estou triste e lutando. Por favor, ajuda-me a lembrar de que sou apenas um ser humano caído, completamente dependente de sua graça. Ajuda-me a ser grato pelo que você já me deu, e confiar que o Senhor irá fornecer mais do que o suficiente para mim nos próximos dias.

 

Fonte: Divine Mercy.