Vivamos o tempo da Quaresma guiados por São José. Imagem: Vatican News

A cada semana da Quaresma, o Padre Rafhael Silva Maciel
vai desenvolver uma pequena catequese, que terá como tema o
Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco.

 

 

Semana IV

 

No próximo 19 de março a Igreja celebrará a Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, que nesse Ano a ele dedicado adquire uma conotação toda especial.

Chamados a uma proximidade e intimidade maiores para com o Senhor, o Patrono da Igreja apresenta-se a nós como modelo de total adesão à vontade de Deus, e “desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de ‘participar’ na economia da salvação” (João Paulo II, Redemptoris custos, 1).

No Decreto da Penitenzieria Apostolica para as indulgências deste ano, lê-se: “a devoção ao Guardião do Redentor se desenvolveu muito no decorrer da história da Igreja, que ela não só lhe atribui um culto entre os mais altos, depois da Mãe de Deus e sua Esposa, mas também lhe conferiu vários patrocínios”. Ainda no mesmo Decreto: “[ele] é o depositário do mistério de Deus (…) o que chama todos a redescoberta dos valores do silêncio, da prudência e da lealdade no cumprimento dos próprios deveres”Ora, isso é viver o espírito quaresmal: oração, silêncio e obras de misericórdia.

Ao celebrarmos São José, celebramos o dom da paternidade confiada por Deus ao “carpinteiro de Nazaré”, a quem Jesus na terra chamou de pai. Celebramos seu patrocínio e cuidado todo especial por todos os fiéis católicos espalhados no mundo inteiro.

Imagem: Vatican News

Papa Francisco em uma homilia dizia que São José “é ‘guardião’, porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas” (19.03.2013), podemos adicionar que ele se mostra sensível com a Igreja, da qual é Patrono Universal.

Como mais um gesto concreto quaresmal, na escola de São José, Patrono da Igreja durante esses dias de Quaresma que ainda temos pela frente façamos um tempo de oração silenciosa, rezando pelas necessidades da Igreja neste momento atual de dificuldades e de pandemia. Rezemos pelo Santo Padre e pela sua paternidade e solicitude católica, para que seja garantia da unidade da Santa Igreja de Deus.

 

São José, providenciai!

Boa oração, abençoada meditação!

 

 

 

Roma, 17 de março de 2021, IV Semana da Quaresma
Pe. Rafhael Silva Maciel, Missionário da Misericórdia


Fonte: Vatican News