Você já parou para refletir sobre o período privilegiado que a Igreja Católica oferece aos fiéis, durante o qual a Misericórdia de Deus é abundantemente derramada?
A Quaresma transcende a simples contagem regressiva para a Páscoa; é um convite à transformação espiritual, um chamado à conversão do coração. Neste momento sagrado, somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos, a examinar nossas vidas à luz da verdade e do amor divino. É um período propício para avaliar nossas escolhas, reconciliar-nos com Deus e com nossos irmãos, e cultivar uma vida de virtude e santidade.
Neste contexto, a figura de Santa Faustina resplandece como um exemplo vivo de como viver intensamente este tempo de graça. Ela não apenas adorava, mas mergulhava na contemplação da Paixão de Jesus com uma intensidade capaz de sentir, em seu próprio corpo, os sofrimentos da flagelação. “Durante esta Quaresma, sentia frequentemente a Paixão de Nosso Senhor no meu corpo; sentia no fundo do meu coração tudo o que Jesus sofreu, embora exteriormente em nada se manifestassem os meus sofrimentos — sabe deles apenas o confessor” (Diário, 203).
Entretanto, a Quaresma também nos lembra que nenhum sofrimento é eterno; somente a ressurreição é eterna. Não importa a intensidade da dor que possamos sentir agora, ela não durará para sempre. Cremos nisso porque Cristo não permaneceu na cruz; Ele ressuscitou para uma vida plena.
Com esta certeza, durante a quaresma, somos convidados a mergulhar mais profundamente na experiência da misericórdia divina. É um tempo de graça e perdão, um momento para nos aproximarmos do coração amoroso de Deus e permitir que Sua misericórdia transforme nossas vidas. Como nos lembra o Salmo 51: “Criai em mim um coração puro, ó Deus, e renovai em mim um espírito firme”.
Que tal aproveitar este momento para aprender sobre a Misericórdia Infinita de Jesus com Santa Faustina? Inicie esta Quaresma meditando no Diário de Santa Faustina, disponível em nossa loja física ou virtual.
Que possamos dar uma pausa, recalcular as rotas de nossas vidas para Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida e, à semelhança de Santa Faustina, dizer: “Durante toda esta Quaresma sou uma hóstia em Vossas mãos, Jesus. Fazei uso de mim, para que Vós mesmos possais penetrar nos pecadores” (Diário 1622).
Fale conosco através do WhatsApp:
41 99589 5817