No primeiro dia de maio, comemoramos a memória de São Jose Operário, Santo padroeiro e exemplo para os trabalhadores. São José, assim como Jesus, nos deixou a mensagem de que nunca estamos sozinhos em nosso trabalho, sempre temos a presença de Deus.

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

A data de memória de São Jose Operário, foi anunciada em 1955, pelo Papa Pio XII na Praça de São Pedro, que disse que a data era importante para o reconhecimento de todos da dignidade do trabalho.

Oração a São Jose Operário
“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder (pedir a graça com fé). São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, Rogai por nós que recorremos a vós”.