No dia 14 de agosto, a Igreja celebra a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, um frade franciscano que se destacou pelo seu amor incondicional a Deus e à humanidade. Sua entrega heroica no campo de concentração de Auschwitz, ao oferecer sua vida para salvar a de um pai de família, é um exemplo de sacrifício e amor ao próximo. Mas além desse ato de amor, São Maximiliano é também lembrado como um grande promotor da Consagração total à Virgem Maria, especialmente sob o título de Imaculada.

Compromisso missionário

São Maximiliano Kolbe consagrou toda a sua vida e apostolado à Santíssima Virgem, acreditando firmemente que, ao conduzir as almas a Maria, elas estariam sendo levadas diretamente a Cristo. Sua espiritualidade mariana tornou-se o centro de sua missão. Essa devoção foi concretizada na fundação da Milícia da Imaculada, uma associação de fiéis dedicados a propagar a Consagração à Maria e a levar a mensagem do Evangelho ao mundo.

“A inspiração de toda a sua vida foi a Imaculada, à qual confiava o seu amor por Cristo e o seu desejo de martírio. No mistério da Imaculada Conceição manifestava-se diante dos olhos da sua alma aquele mundo maravilhoso e sobrenatural da Graça de Deus oferecida ao homem. A fé e as obras de toda a vida do Padre Maximiliano indicam que ele entendia a sua colaboração com a Graça divina como uma milícia sob o sinal da Imaculada Conceição. A característica mariana é particularmente expressiva na vida e na santidade do Padre Kolbe. Com esta característica foi marcado também todo o seu apostolado, tanto na Pátria como nas missões.” (Papa João Paulo II, na homilia de canonização de São Maximiliano Maria Kolbe, em 1982)

Para São Maximiliano, a Consagração à Imaculada não era apenas uma forma de piedade pessoal, mas um verdadeiro compromisso missionário. Ele acreditava que, ao se consagrar a Maria, o fiel se unia a ela no Cenáculo de Pentecostes, recebendo o Espírito Santo e sendo capacitado para evangelizar. Essa visão missionária é o que diferencia a Consagração proposta por ele daquela de São Luís Maria Grignion de Montfort, que foca mais na santificação pessoal através da Encarnação de Cristo.

A Consagração a Maria

A Consagração a Maria, segundo São Maximiliano, é um ato de entrega total, onde o devoto se torna “coisa e propriedade” da Santíssima Virgem. Ao se colocar nas mãos de Maria, o fiel confia que, assim como ela trouxe Jesus ao mundo, também o conduzirá a uma vida de santidade e serviço.

Essa espiritualidade mariana também é um dos pilares do livro “33 Dias para um Amanhecer Glorioso”, que propõe uma consagração a Nossa Senhora seguindo os ensinamentos de quatro grandes santos devotos de Maria, incluindo São Maximiliano Kolbe. O livro guia os fiéis em uma jornada de 33 dias, inspirada não apenas por São Maximiliano, mas também por São Luís Maria Grignion de Montfort, Santa Teresa de Calcutá e São João Paulo II, cada um contribuindo com sua própria ênfase e experiência de devoção mariana.

Neste dia especial, ao recordarmos São Maximiliano Kolbe, somos convidados a refletir sobre a profundidade de sua espiritualidade mariana e a importância da Consagração a Nossa Senhora em nossa própria vida. Que possamos, a exemplo deste grande santo, nos consagrar à Imaculada, confiando que, unidos a ela, seremos verdadeiros instrumentos de Deus para a salvação do mundo.

Quer iniciar seu caminho de santidade e missão? Faça como São Maximiliano e consagre-se a Maria. Participe conosco da consagração nacional a Nossa Senhora, no dia 12 de outubro, com início da preparação no dia 9 de setembro!

Entre no grupo da consagração nacional!

Editora Divina Misericórdia