O Terço da Divina Misericórdia é uma forma de oração intercessora que extrai seu poder e significado da Sagrada Eucaristia! Analisaremos as frases do Terço da Misericórdia para melhor entendermos a ação misericordiosa de Deus.

 

1. “Eterno Pai”

Observe que estamos nos dirigindo ao Senhor como “Pai”, da mesma maneira que Ele é abordado na Oração Eucarística em toda missa. Não o abordamos apenas em abstrato, como “Deus” ou “Ser Supremo”, mas como o Pai amoroso que Jesus Cristo revelou que Ele era: “o Pai rico em misericórdia” (Ef 2: 4).

Também o chamamos de “Eterno” Pai aqui. Por que focar em Sua “eternidade”?

Há uma razão especial para o foco em Sua natureza eterna e divina aqui, pois a “eternidade” de Deus significa que todo momento está sempre presente diante dEle. Ele vê com Seu infinito intelecto todo o passado, todo o presente e todo o futuro, sempre diante de Seu olhar.

O que o Pai vê desde toda a eternidade, portanto, inclui a vida, a agonia e a paixão de Seu amado Filho. Em outras palavras, sempre esteve diante de Seus olhos (por assim dizer) a perfeita oferta e sacrifício de Seu Filho pelos pecados. Ele também vê todas as missas em todo o mundo nas quais a Igreja pede, em Cristo e com Cristo, que todas as graças que Ele conquistou para nós por Sua vida e morte sacrificiais possam ser derramadas sobre o mundo.

É somente porque Deus é nosso “eterno” Pai que tem todas essas coisas antes de Seu olhar, que podemos afirmar com confiança a segunda linha do Terço:

2. eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo”

Observe que o que aqui “oferecemos” ao Pai é o que Ele vê desde toda a eternidade: a oferta e sacrifício de Seu Filho. Nós “oferecemos” isso a Ele no sentido de que rezamos todos os nossos Terços para o Pai apenas com base no que é mais precioso para Ele em todo o universo. Ou seja, a obediência amorosa até a morte de Jesus, seu Filho.

Portanto, “oferecemos” o sacrifício de Cristo ao Pai, no sentido de que todos os nossos pedidos ao Pai por derramamento de Sua misericórdia sobre o mundo são feitos unicamente com base no sacrifício perfeito de Cristo ao Pai, com todos os seus méritos superabundantes. E oramos para que todas as graças que Jesus alcançou para nós por Sua vida e morte possam ser derramadas sobre nós.

Desse modo, também, juntamos nossas orações do Terço na Terra com o pedido de Jesus Cristo celestial, que continua para sempre no Céu como nosso “advogado” e “intercessor”:

Se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo, e Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não apenas pelos nossos, mas pelos pecados de todo o mundo (1 Jo 2: 1).

[Cristo] mantém Seu sacerdócio permanentemente porque Ele continua para sempre. Consequentemente, ele é capaz de salvar o tempo todo aqueles que se aproximam de Deus por meio dele, uma vez que vive sempre para interceder por eles (Hb 7:25).

O mais importante! Você reconhecerá que tudo isso é precisamente o mesmo que acontece em todas as missas. O Catecismo 1374, citando o Concílio Ecumênico de Trento do século XVI, declara: “No Santíssimo Sacramento da Eucaristia, Corpo e Sangue, juntos com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, todo o Cristo, é verdadeira, real e substancialmente contida”.

Um corpo vivo é um corpo unido à sua alma, e um ser humano glorificado é um corpo e uma alma unidos à divindade. Na Eucaristia, recebemos e desfrutamos de um relacionamento íntimo e profundamente pessoal com Jesus Cristo na plenitude de tudo o que Ele é, e nos unimos completamente ao Seu sacrifício terrestre e ao pedido celestial em nosso favor.

O Concílio de Trento também ensinou que, oferecendo Cristo ao Pai na Eucaristia (ou seja, oferecendo nossas orações em união com Seu sacrifício e orações ao Pai), fazemos uma oferta verdadeiramente “propiciatória” por nossos pecados. Em outras palavras, uma oferta que cobre e compensa a dívida com a justiça de Deus que incorremos por nossos pecados. Da mesma forma, no Terço, estendemos a mesma oferta eucarística: oferecemos todo Cristo, Corpo e Sangue, Alma e Divindade, como a próxima frase diz: “em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro”.

 

Continua…

 

 

Fonte: The Divine Mercy.
Autor: Robert Stackpole, STD, diretor do João Paulo II Instituto da Divina Misericórdia.