Bem-Aventurado Jorge Kaszyra – Sacerdote Mártir

beato_antonio_leszczewiczNo dia 12 de junho a Igreja Católica na Polônia celebra a memória dos 108 mártires da segunda guerra mundial. No meio desse grupo de mártires se encontram dois sacerdotes dos quais a Congregação dos Padres Marianos se orgulha. São os Bem-Aventurados Padres Antônio Leszczewicz e Jorge Kaszyra que movidos pela fé e munidos de coragem seguiram Jesus Cristo de uma forma radical, isto é, configurando-se ao Mestre, derramaram, como Ele, o próprio sangue, sendo queimados vivos junto com seus paroquianos. Durante a segunda gerra mundial houveram muitos mártires. Entre eles leigos, religiosos e religiosas, sacerdotes, bispos e outros prelados cujo exemplo nos encorajam a testemunhar a fé nos tempos de hoje. Em 13 de junho 2000, João Paulo II proclamou-os beatos.

Nasceu no dia 4 de abril de 1904 em Aleksandrowo – Bielo-Rússia. Seus pais Tadeu e Maria eram ortodoxos. Foi batizado no mesmo dia. Aos dezoito anos, Jorge passou ao catolicismo. Jorge Kaszyra ingressou na Congregação dos Padres Marianos, professando os primeiros votos no dia 02 de agosto de 1926. Depois de professar os votos perpétuos, viajou para Roma onde fez seus estudos filosóficos. Seus estudos teológicos fez em Vilna, capital da Lituânia. Foi ordenado diácono em 1934. E, na Festa de Corpus Christi, no dia 20 de junho de 1935, foi ordenado sacerdote. Em julho de 1942, o padre Kaszyra viajou para Druia. Neste tempo, encontrava-se aí o padre Antônio Leszczewicz, que levava adiante o trabalho de evangelização. o padre Antônio levou o padre Jorge para Rosica. Quando a guerrilha soviética passou a agir com mais intensidade naquela região e crescia a ameaça da vinda de uma expedição punitiva alemã, os padres Jorge e Antônio decidiram permanecer com os fiéis, mesmo sendo avisados que poderiam ir embora em liberdade. Preferiram permanecer entre os fiéis, pastoreando e consolando a sua gente. Passou a noite de 17 de fevereiro em oração, deitado de bruços, ajoelhado, andando e rezando. No dia 18 de fevereiro de 1943, o Pe. Jorge Kaszyra distribuiu entre os fiéis o Santíssimo Sacramento mantido na Igreja. Às 10 horas os nazistas vieram buscá-lo. Despediu-se dos fiéis dizendo: “Rezem e peçam perdão a Deus pelos meus pecados, porque dentro de alguns minutos eu já estarei diante do juízo de Deus”. Após ele, os soldados alemães arrastaram mais 30 pessoas para uma velha choupana de madeira. Depois de certificarem-se que todos estavam bem trancados, atiraram granadas e a incendiam.

Os Padres Antônio e Jorge foram honrados por sua fé quando o Papa João Paulo II os beatificou, no dia 13 de junho de 2000, em Varsóvia – Polônia, juntamente com o grupo de outros 106 mártires, vítimas da Segunda Guerra Mundial. Peçamos a intercessão de nossos Irmãos Bem-Aventurados Antônio e Jorge para que alcancem junto de Deus a graça da nossa perseverança na fé.

 

meczennicy_iiwsOração pedindo graças pela intercessão dos 108 bem-aventurados mártires
(do qual fazem parte os bem-aventurados padres Jorge Kaszyra e Antônio Leszczewicz)

Senhor e Deus nosso, que proporcionastes a graça do martírio aos Vossos Servos, filhos e filhas da terra polonesa, bendito sejais pelo dom da sua fé e amor, pela sua confiança no poder da oração, pelo ministério sacerdotal, pelo amor às pessoas e à terra pátria.

Bendito sejais porque com a Vossa palavra de misericórdia e de reconciliação eles transpuseram incansavelmente todas as fronteiras das divisões humanas, para que todos fossem um na glorificação do Vosso amor. Bendito sejais pelo seu amor heróico, pelo qual aceitaram o sofrimento e a morte de mártires, imitando o Sacrifício do Divino Mestre .

Deus uno na Santíssima Trindade, bendito seja Vosso santo Nome pelos bem-aventurados mártires da nossa terra polonesa, agora e pelos séculos. Amém.

Oração pela intercessão dos bem-aventurados padres Antônio Leszczewicz e Jorge Kaszyra

Senhor Jesus Cristo que Antônio e Jorge e companheiros permitistes participar de Vossa Paixão, permitindo que com perseverança suportassem até a morte os tormentos e as perseguições pela glória do Vosso nome. Pela sua intercessão fortalece a nossa fé e concedei-nos a graça ………………………………. (apresentar o pedido), que com confiança Vos pedimos. Que viveis e reinais pelos séculos e séculos. Amém.

Se você alcançar alguma graça por intercessão de um dos Beatos ou Servos de Deus da Congregação dos Marianos, por favor escreva para:

Pe. Mateus Jastrzębski, MIC – Vice-Postulador
Rua Âncora, 107, Cocotá, Ilha do Governador
CEP 21910-340 – Rio de Janeiro-RJ


Secretaria do Santuário da Divina Misericórdia
Endereço: Estrada do Ganchinho, 570, Umbará, Curitiba-PR, CEP 81930-165
Fone: (41) 3148-3200
E-mail: secretaria@divinamisericordia.com.br

Horários de atendimento:
Terça à sexta
8h às 12h e 14h às 18h
Sábado
8h às 12h.