Postulantado

Foto lateral da casa do Postulado, em Mandirituba – PR.

De acordo com as nossas Constituições a vida religiosa propriamente dita inicia-se a partir da aceitação no noviciado. No entanto, para o maior proveito do candidato, introduzimos uma etapa prévia de preparação denominada postulado que deve ser realizada tanto pelos candidatos a sacerdotes como a irmãos. Este período tem por objetivo possibilitar ao candidato e à Congregação o conhecimento mútuo, a familiarização do candidato com o nosso estilo de vida e a sua conscientização a respeito da seriedade do compromisso que está assumindo ao ingressar no noviciado.

O postulado é o período que permite a realização de um discernimento inicial de aptidão do candidato ao estilo de vida mariano. O objetivo do postulado é também possibilitar ao candidato a gradual passagem do estilo de vida que levava até então à vida na Congregação. Para que o postulado realmente produza bons resultados o seu tempo de duração não pode ser excessivamente curto nem durar mais que dois anos, geralmente ele oscila entre seis meses e um ano.

Embora toda a comunidade seja responsável pela aceitação do candidato e pelo apoio a ele, a sua formação direta é confiada ao moderador do postulado que ajuda aos postulantes no desenvolvimento da maturidade pessoal e cristã introduzindo-os aos poucos na forma de vida mariana.