Fundado na Polônia em 1670, os Padres Marianos estabeleceram raízes nos Estados Unidos há 105 anos. A missão no Brasil teve início na década de 1960, resultado de conversas em Roma durante o Concílio Vaticano II.

Respondendo aos apelos do Papa João XXIII, que os pediu para servir como missionários em países sul-americanos que careciam muito de padres. Também nesta oportunidade o superior geral dos Marianos sentou-se próximo a um bispo do Brasil. Os dois começaram a conversar e então o bispo pediu que os Marianos considerassem a possibilidade de abrir uma missão brasileira para ajudar a resolver a falta de padres.

Papa Francisco em audiência com 40 Padres Marianos (do Capítulo Geral) em 2007

Os Marianos poloneses prontamente zarparam para servir nas paróquias brasileiras. Primeiramente cinco marianos abriram uma missão no norte do Brasil em 1964 e outro grupo chegou cinco anos depois e começou a trabalhar em Curitiba. O primeiro Padre Mariano nascido no Brasil foi ordenado em 1985, chamava-se Padre Luiz Grudzinski.

Os padres atuam de forma direta na ação pastoral e evangelizadora em 10 paróquias, no Sul, Sudeste e Nordeste do país (Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Turvo-PR; Paróquia Nossa Senhora da Salette, Manoel Ribas-PR; Paróquia Santo Antônio, Manoel Ribas-PR; Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Adrianópolis-PR; Paróquia São Jorge, Curitiba-PR; Paróquia-Santuário da Divina Misericórdia, Curitiba-PR; Paróquia Sagrada Família, Curitiba-PR; Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Mongaguá-SP; Paróquia São Sebastião, Rio de Janeiro-RJ; Paróquia Imaculada Conceição. Crateús-CE).

Capítulo Provincial dos Padres Marianos do Brasil

Nestas paróquias, inspirados na espiritualidade do Padre Fundador Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński e no lema do Padre Renovador Bem-Aventurado Bispo Jorge Matulaitis-Matulewicz: “Por Cristo e pela Igreja”, procuram ser presença evangelizadora na obediência ao magistério eclesial e às necessidades do tempo atual.

A comunidade brasileira dos Padres Marianos assumiu a propagação da Devoção à Divina Misericórdia como missão fundamental.

A Província dos Padres Marianos no Brasil, foi erigida em 8 de setembro de 1998, hoje completa 22 anos.

Em seu nome ― Província Brasileira da Divina Misericórdia ― há oficialmente a evidência da intrínseca relação dos Marianos com a propagação da devoção à Divina Misericórdia, dimensão integrante do seu carisma.

A Província Brasileira da Congregação é localizada no bairro Portão, em Curitiba-PR.

Atual Conselho Provincial

Padre Jair Batista Souza, MIC
Provincial

Padre Claudio G. dos Santos, MIC
Vice Provincial e I Conselheiro

Padre Jan Bacal, MIC
II Conselheiro

Padre Edilson Rodrigues de Medeiros, MIC
III Conselheiro

Padre Silvio Rodrigues Roberto, MIC
IV Conselheiro