Os Padres Marianos  celebraram o Jubileu de 25 anos da Instalação Canônica da Província Brasileira. A celebração incluiu a profissão de votos perpétuos do Ir. Gustavo Pavan, MIC. A Província está presente em dez paróquias no Brasil e enfrenta o desafio constante de formar novos candidatos para a vida religiosa em um mundo cada vez mais afastado de Deus.

A Congregação dos Padres Marianos, fundada em 1673, estabeleceu-se primeiramente na Polônia e expandiu-se para outros países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil. A missão no Brasil começou nos anos 1960, atendendo ao apelo do Papa São João XXIII para auxiliar na carência de sacerdotes na América do Sul.

Atualmente, os Padres Marianos atuam em dez paróquias nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, bem como em Portugal. Eles se dedicam à evangelização, à propagação do culto à Imaculada Conceição e à devoção à Divina Misericórdia, baseada nas revelações de Jesus a Santa Faustina. A congregação segue o lema “Por Cristo e pela Igreja” e enfrenta desafios na formação de novos membros e na evangelização em meio a uma grande demanda pastoral.

O Provincial da província brasileira, Padre Cláudio Gomes dos Santos, destaca o compromisso dos missionários a levar Cristo a todos os lugares em que a Congregação está presente. Além disso, ele menciona o desafio de ouvir o chamado vocacional em um mundo cada vez mais secularizado e a necessidade de evangelizar em paróquias com um número limitado de sacerdotes. “O Jubileu é sempre um momento de graça para aquele que celebra, neste caso uma comunidade religiosa que está celebrando 25 de instalação da Província Brasileira. As presenças dos Marianos no Brasil já fazem 59 anos. Apesar de ser uma província pequena, os Marianos no Brasil têm buscado caminhar junto com a Igreja presente no Brasil. O nosso trabalho principal é junto as paróquias e de maneira geral, os bispos tem bons olhos para o trabalho realizado. Temos conseguido assumir aquilo que as dioceses têm nos seus planos pastorais sem perdermos o essencial de nosso carisma”. enfatiza.

O atual Conselho da Província para o período de 2023 a 2028 é composto pelos seguintes membros: Padre Claudio Gomes dos Santos (Provincial), Padre Sílvio Rodrigues Roberto (Vice Provincial e I Conselheiro), Padre Ednilson de Jesus Dantas da Silva (II Conselheiro), Padre Jan Bacal (III Conselheiro) e Padre Edson José Hable (IV Conselheiro).

Comemoração

No dia 07 de setembro de 2023, aconteceu o Comemorativo do Jubileu dos 25 anos da Instalação Canônica da Província Brasileira da Divina Misericórdia, parte integrante da Congregação dos Padres Marianos. A celebração da Santa Missa ocorreu na Paróquia Sagrada Família, onde se reuniram inúmeros membros da nossa querida província brasileira, bem como colaboradores dedicados, amigos fiéis e paroquianos das igrejas que temos o privilégio de servir no cumprimento da vontade de Deus em terras brasileiras.

A congregação tem desempenhado um papel notável no Brasil, e isso só é possível pela orientação e inspiração contínuas da ação do Espírito Santo e dedicação de cada um.

 

Foto: Thaís Ramos / Paróquia São Jorge