A mudança de ano é uma boa oportunidade para fazer novos propósitos ou resoluções.

“Fazer resoluções de Ano Novo é um hábito profundamente cristão. Reflete um belo desejo de crescer em amizade com Jesus Cristo e reflete a nossa consciência de que ainda não somos o povo que Deus quer que sejamos”, indicou Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles (EUA).

1. Colocar Jesus no centro de nossas vidas

A melhor forma de se aproximar de Jesus é lendo o Evangelho diariamente. Cada dia, durante alguns minutos, leia uma passagem, pode ser da leitura diária da Missa.

Depois, “peça a Jesus que abra sua Palavra para você. Não se pergunte o que a passagem do Evangelho diz ‘no geral’, ou o que poderia significar para outras pessoas. Pergunte pessoalmente a Jesus: ‘Senhor, o que está me dizendo? O que quer que eu faça? O que devo mudar em minha vida se quero te seguir mais de perto? ’”.

Dom Gómez sugeriu aplicar o que a passagem disse a cada um durante o dia. “Assim, começamos a ver nossas vidas como Ele as vê, a partir de sua perspectiva”.

2. Melhorar a vida dos outros

A segunda resolução é ter a disposição e a intenção diária para servir, “de melhorar a vida de alguém”. O amor “começa com aqueles que nos exigem mais coisas, com os que representam um desafio para nosso egoísmo”, com aqueles que estão mais perto.

  • Tenha mais paciência;
  • Seja mais compreensivo;
  • Não julgue imediatamente sem dar o benefício da dúvida;
  • Aceite as pessoas como são;
  • Deixe de criticar;
  • Faça com que as conversas sejam positivas.

“Temos que nos tratarmos uns aos outros com ternura e amor. Algumas vezes, podemos mudar todo o curso do dia das pessoas apenas sorrindo para elas, apenas escutando o que têm a dizer”, manifestou.

3. Perdoar os outros como Deus nos perdoa

Este propósito consiste em pensar em silêncio em alguma pessoa com a qual esteja aborrecido ou que não nos agrade.

“Em silêncio, pensemos… em alguma pessoa com a qual estejamos chateados, com as quais estejamos com raiva, em alguém de quem não gostamos. Pensemos nessa pessoa e… rezemos por esta pessoa e nos tornemos misericordiosos com esta pessoa”.

“Não perdoamos o suficiente. Isso danifica nossas famílias. Isso prejudica nossas relações. As pessoas vão nos causar danos e vão nos ofender todos os dias. Mas, permanecer com raiva ou ressentidos não cura nada. Só faz com que as coisas nos entristeçam por mais tempo”, indicou o Arcebispo.

  • Prática sugerida pelo Arcebispo de Los Angeles (EUA), Dom José Gómez.

Fonte: ACI digital