Foi nos dias 13 e 14 de setembro de 1935 que Santa Faustina viveu uma importante experiência espiritual que culminou em uma das orações mais rezadas pelos católicos atualmente: o Terço da Misericórdia. Certamente ele faz parte das suas orações diárias ou frequentes. Mas você sabe como ele surgiu? Então conheça essa história!

Como surgiu o Terço da Misericórdia

Na noite do dia 13 de setembro, Santa Faustina estava em sua cela conventual quando teve a visão do “anjo executor da ira de Deus” (Diário de Santa Faustina, 474). E esse anjo tinha a missão de atingir a terra com trovões e relâmpagos que saiam das suas mãos.

Ao perceber que a ira de Deus era devido aos pecados cometidos pela humanidade, Faustina começou a pedir que o anjo se detivesse e prometeu-lhe que “o mundo faria penitência”. Mas ela percebeu que esse seu pedido não seria atendido. Ela relatou em seu Diário:

“A grandeza da Sua majestade transpassou-me profundamente e eu não ousava re­petir a minha súplica. Porém, nesse mesmo momen­to senti em mim a força da graça de Jesus que reside na minha alma. Quando me veio a consciência dessa graça, imediatamente fui arrebatada até o trono de Deus. Oh, como é grande o nosso Senhor e Deus e como é inconcebível a Sua santidade! Nem sequer vou tentar descrever essa grandeza, porque, em bre­ve, todos O veremos como Ele é”. (Diário, 474)

Logo, Santa Faustina começou a suplicar a Deus, com palavras ouvidas interiormente.

Quando eu assim rezava, vi a impossibilidade do anjo em poder executar aquele justo castigo, merecido por causa dos pecados. Nunca tinha rezado com tanta força interior como naquela ocasião”. (Diário, 475)

Depois dessa experiência, no dia seguinte, 14 de setembro, pela manhã Faustina foi rezar na capela e logo ouviu a voz de Jesus que lhe dizia: “Toda vez que entrares na capela, reza logo essa oração que te ensinei ontem”. (Diário, 475)

A oração que Santa Faustina rezava é esta:

“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro; pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós”. (Diário, 474)

Em seguida, o Senhor afirmou a Faustina: “Essa oração serve para aplacar a Minha ira”. (Diário, 476)

Depois acrescentou:

Tu a recitarás por nove dias, por meio do Terço do Rosário, da seguinte maneira: Primeiro dirás o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Credo. Depois, nas contas do Pai-Nosso, dirás as seguintes palavras: ‘Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro’. Nas contas de Ave-Maria rezarás as seguintes palavras: ‘Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro’. No fim, rezarás três vezes estas palavras: “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”. (Diário, 476)

As promessas de Jesus para os que rezam esse Terço

Jesus fez diversas promessas para aqueles que suplicam a misericórdia por meio do Terço da Misericórdia.

“As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia, durante a sua vida” (Diário 754);

“grandes graças concederei às almas que recitarem este Terço. As entranhas da Minha misericórdia comovem-se por aqueles que recitam este Terço” (Diário 848);

“Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam” (Diário 1541) – se estiver conforme à sua vontade (Diário 1731);

Particular assistência na hora da morte:

“Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte” (Diário 687; cf. 754; 1541);

Jesus promete olhar para toda a humanidade com compaixão:

“Minha filha, agrada-Me a linguagem do teu coração; pela recitação desse Terço aproximas a Humanidade de Mim” (D. 929).

Aprenda a rezar corretamente o Terço da Misericórdia

 É comum vermos por ai pessoas rezando esse Terço de forma errada, faltando palavras ou até acrescentando outras que não existe na fórmula que Jesus ensinou à Santa Faustina.

Por isso, aproveite para conferir se você está rezando o Terço da Misericórdia corretamente. Leia atentamente: