(Foto:Pixabay)

O Papa Francisco afirmou que a educação é sempre um ato de esperança que, do presente, olha para o futuro, durante uma mensagem em vídeo por ocasião do Simpósio na Casina Pio IV, no Vaticano. O evento acontece nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), com o tema “A educação é um ato de esperança”. O Pontífice destaca que a reunião de hoje na Casina Pio IV é um ato de esperança geracional e solidariedade. Sendo assim, jovens líderes e educadores globais estão reunidos para promover um novo tipo de educação superando a indiferença e o descarte.

O Santo Padre fala também sobre a situação da educação em meio a pandemia da covid-19. Diversas crianças e adolescentes precisaram interromper os estudos. Além disso, em vários lugares, as crises biológicas, psíquicas e econômicas foram agravadas com crises políticas e sociais. Dessa forma, o Papa evidencia que a reunião desta quarta-feira (16) é um ato de esperança e agradeceu também aqueles que estão em busca de uma nova educação.

O Pontífice afirma que as Nações Unidas oferecem uma oportunidade única para que o governo e a sociedade civil se unam na esperança de uma nova educação. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão o reconhecimento de uma educação de qualidade. “O pacto global pela educação e missão 4.7 trabalhará juntos para a civilização do amor, da beleza e da unidade. Deixe-me dizer-lhe que espero que vocês sejam os poetas de uma nova beleza humana, uma nova beleza fraternal e amigável, bem como a salvaguarda da terra em que pisamos” explica o Papa. O Santo Padre finaliza pedindo que não se esqueçam dos anciãos e avós que carregam os valores humanos mais decisivos e agradece novamente os que estão presentes na reunião.