O Corpus Christi 2019 tem como tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito!”. Esta aclamação litúrgica é dita pelo povo durante a Oração Eucarística III, após a consagração do Pão e do Vinho no momento em que se reza pedindo que, pelo sacrifício Eucarístico, o Espírito Santo crie na comunidade cristã uma comunhão tal que não haja diferenças entre o único Corpo de Cristo posto sobre o Altar e o Corpo de Cristo que é a Igreja, reunida ao redor do altar.

Neste ano, a comissão de organização do Corpus Christi escolheu rezar e celebrar a unidade da Igreja. Estaremos exaltando nas ruas de nossa cidade um único pedaço de Pão, que não é qualquer pão – mas o próprio Senhor, o “Pão da Vida”. E ao louvarmos este Pão imploramos a Ele a graça de sermos, de fato, um só corpo e um só espírito. Imploramos a Ele que nos ajude a superar todas as divisões, a fim de que a Eucaristia que a cada dia celebramos seja de fato sinal vivo do que buscamos e realmente somos.

Nossa Igreja local convoca a todos a fugir às ocasiões de conflitos, divisões, condenações e discussões infrutíferas. Um só é o Senhor, uma só precisa ser a sua Igreja, mesmo que marcada pela pluralidade de opiniões. A divergência faz parte de qualquer grupo humano, e a Igreja não se exclui disto. Mas a falta de caridade e o rompimento com o outro são um grave escândalo para os cristãos que adoram e comungam do único Pão que é Jesus.

O Catecismo da Igreja Católica (1398) afirma: “‘Ó sacramento da piedade! Ó sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade!’. Quanto mais dolorosas se fazem sentir as divisões da Igreja que rompem a participação comum à mesa do Senhor, tanto mais prementes são as orações ao Senhor para que voltem os dias da unidade completa de todos os que nele creem.”

Seja, pois, nosso Corpus Christi 2019 um forte clamor aos céus a fim de que todas as divisões no Corpo de Cristo sejam de fato superadas.

Programação: Dia 20 de junho

  • 8h-12h – Confecção do tapete na Av. Cândido de Abreu pelas paróquias e movimentos;
  • 8h-12h – Apresentações e adoração no palco da Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico;
  • 13 – Animação com Coral das Comunidades no palco em frente à Catedral Basílica de Curitiba;
  • 14h – Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi em frente à Catedral;
  • 15h30 – Procissão pela Av. Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete onde é realizada a Bênção do Santíssimo;
  • 17h – Show com Pe. Reginaldo Manzotti.

SEJA SOLIDÁRIO – DOE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

Leve às tendas na lateral da Catedral Basílica ou frente à Assembleia Legislativa do Paraná.

Mais informações: www.corpuschristicuritiba.org.br
corpuschristi@mitradecuritiba.org.br | Telefone: (41) 2105-6323

Fonte: Arquidiocese de Curitiba