“As Escrituras Sagradas são um tesouro inesgotável” destaca o Papa Francisco

(Foto: Free-Photos por Pixabay)

O Santo Padre continuou com o ciclo de catequeses sobre oração na manhã desta quarta-feira (27). O tema do discurso de hoje foi “Oração com as Escrituras Sagradas”. O Papa afirma que a bíblia não foi escrita para permanecer em um pergaminho ou em um papel, mas para rezar e germinar no coração. Segundo o Catecismo da Igreja Católica n°2653: “A leitura das Escrituras Sagradas deve ser acompanhada de oração – a Bíblia não pode ser lida como um romance – para que a conversa entre Deus e o homem possa ocorrer”.  O Pontífice evidencia que as palavras da Sagrada Escritura foram escritas para cada um. “Todos os dias, Deus passa e joga uma semente no chão de nossas vidas. Não sabemos se hoje ele vai encontrar solo árido ou uma boa terra que vai crescer esse broto”. De acordo com o Papa Francisco, depende de cada pessoa o coração aberto para ler a bíblia e se tornar palavra viva de Deus.

“Através da oração ocorre como uma nova encarnação da Palavra. E nós somos os ‘tabernáculos’ onde as palavras de Deus querem ser hospedadas e guardadas, a fim de visitar o mundo”, salienta o Santo Padre. Dessa forma, é necessário ler as escrituras “para que elas ‘nos leiam’”. O Pontífice fala que é uma graça se reconhecer naquela situação ou personagem da bíblia. Além disso, a sagrada escritura não foi escrita para uma humanidade genérica, “mas para nós, para mim, para você, para homens e mulheres de carne e osso”. 

(Foto: Free-Photos por Pixabay)

E a Palavra de Deus, imbuída do Espírito Santo, quando é recebida de coração aberto, não deixa as coisas como antes, muda alguma coisa. E esta é a graça e a força da Palavra de Deus

Papa Francisco

O Papa cita o método “lectio divina” para ler a bíblia. Esse modo foi criado em um ambiente monástico, porém, atualmente, diversos cristãos praticam esse método. “ É antes de tudo uma questão de ler a passagem bíblica com cuidado, mas, eu diria com ‘obediência’ ao texto, para entender o que significa em si mesmo”. O Santo Padre afirma que a Palavra inspira boas intenções, dá força, serenidade e paz. O Pontífice destaca que a vida cristã é um trabalho de obediência e criatividade. “Que o Senhor nos conceda a todos para atraí-los cada vez mais, através da oração”, finaliza o Papa Francisco. 

As Escrituras Sagradas são um tesouro inesgotável

Papa Francisco
(Vídeo: Vatican News)

O Papa lembrou que hoje é o aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz – Dia da Lembrança. O Pontífice diz que lembrar é uma expressão da humanidade, um sinal de civilização e uma condição para um futuro melhor de paz e fraternidade. O Pontífice faz um apelo e fala: “Lembrar também é ter cuidado porque essas coisas podem acontecer novamente, começando com propostas ideológicas que querem salvar um povo e acabam destruindo um povo e a humanidade. Tenha cuidado com o caminho da morte, extermínio e brutalidade”. 

(Vídeo: Vatican News)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *