A Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição deu início à seção do Capítulo Provincial nesta segunda-feira (17 de outubro de 2022). Na programação deste dia teve a oração do Terço da Divina Misericórdia, adoração ao Santíssimo Sacramento e uma Conferência Espiritual.
As reuniões do Capítulo Provincial seguem até o dia 21 de outubro. Ao todo, 24 religiosos, entre padres e irmãos, estão participando. Estes representantes foram eleitos pelos membros da Casa Religiosa onde residem.
Logo, a Província Brasileira dos Marianos conta com membros que exercem seu ministério no Brasil e em Portugal. Dos que participam do Capítulo Provincial, 20 religiosos representam os brasileiros: 16 padres e 3 irmãos religiosos com votos perpétuos. Já os membros do vicariato de Portugal são representados por 5 religiosos, todos padres.
O que é o Capítulo Provincial
O Capítulo Provincial é uma reunião formal que acontece entre os membro da congregação religiosa. Tem como finalidade elaborar mudanças nos Estatutos Provinciais, com o objetivo de que a disciplina religiosa, o zelo e atividades pastorais sejam mais bem vividas na atualidade.
Além disso, o Capítulo Provincial elege representantes que contribuirão com os trabalhos do Capítulo Geral que acontecerá em 2023, em Roma. Portanto, contará com representantes Marianos enviados de todas as partes do mundo.
O seguimento da seção no Brasil
No segundo dia da seção do Capítulo Provincial no Brasil (dia 18 de outubro) foram apresentados relatórios sobre o andamento das Obras Apostólicas exercidas em nome da Congregação.
Na quarta-feira (dia 19), acontece a eleição de 3 representantes para o Capítulo Geral a ser realizado na Itália, na cidade de Roma. Portanto, foram eleitos os padres: João Carlos Rodrigues, Jan Bacal e Claudio Gomes. Logo, esses representantes devem acompanhar o superior provincial, Padre Jair Batista MIC, que participa por ofício.
Contudo, caso estes religiosos não possam participar por motivo de força maior, poderão ser substituídos cada um por seu suplente. São eles: Padre Eduardo Novo; Padre Eli Carlos; Padre Roberto Carlos Felipe.
Nos dias 20 e 21, os irmãos capitulares dedicam-se à revisão do Estatuto Provincial.