O Reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua, na Itália, Padre Oliviero Svanera, explicou a origem do tradicional pão de Santo Antônio que se entrega em muitos lugares do mundo no dia 13 de junho, dia no qual a Igreja celebra o grande santo.
O Padre Svanera destacou que “o pão de Santo Antônio é sinônimo de caridade. Esta tradição nasceu a partir de um dos milagres do santo, cujo protagonista foi Tomasito, um menino de 20 meses que se afogou em um poço de água”.
O reitor contou que “a mãe desesperada invocou a ajuda do santo e fez uma promessa: se conseguisse esta graça, ia dar aos pobres uma quantidade de pão igual ao peso do menino. E milagrosamente o pequeno voltou a viver”.
De acordo com o Padre, este milagre “deu origem a duas obras fieis ao espírito de Santo Antônio: A primeira é a Obra do Pão dos Pobres, organização antoniana em Pádua responsável por levar alimentos e materiais básicos e assistência às pessoas necessitadas”.
A segunda é referente ao trabalho da “Caritas Antoniana Onlus, organismo de caridade dos frades do santo, que em 2016 apoiou 124 projetos de desenvolvimento em 40 países do mundo, com um total de 2,6 milhões de euros”.
Além disso, o Reitor destacou que a devoção do “‘Santo do Povo’ é universal, talvez porque ele quis considerar o mundo inteiro como sua casa. Nasceu em Portugal, foi ao Marrocos para levar a fé, chegou à Sicília depois de um naufrágio (…) se uniu aos frades de São Francisco que o enviaram à França. Quando voltou para a Itália, se estabeleceu em Pádua, onde morreu em 1231″.
“Dizem que falava uma língua com milhares de sotaques, mas todos compreendiam. E ele era próximo a todos: pobres, pessoas com dificuldade, doentes. Neste ser, irmão de todos, também está a sua universalidade”, afirmou o Padre Svanera.
O reitor do Santuário destacou o exemplo do santo para viver a humildade e a necessidade de superar a “tentação do poder, o orgulho e, como diria o Papa Francisco, o mundanismo”.
** Entrevista do Padre Svanera cedida ao ACI Stampa – agência italiana do Grupo ACI.
Fonte: Acidigital
Salve Santo Antônio de Pádua ☦️
Eu adoro rezar o responsório de Santo Antônio para que me ,livre das tentações infernais e pensamentos carnais ,muitas e muitas VEZES fico me questionando sobre esses pensamentos que por Ventura vêem sem motivo próprio e algumas VEZES me deixam MUITO agoniado e sinto uma enorme tristeza em sentir certos pensamentos involuntários, SEMPRE procuro um refúgio nos Santos e Santas para aprender a se defender de Taís pensamentos,sempre procuro rezar o Santo Rosário de Santa Faustina isso me deixa confortável, porquê meu pensamento se volta nas dores das Chagas de Jesus Cristo Amém 🙏