Com o início do ano, muitas pessoas fazem metas para serem realizadas ao longo do ano. Essas resoluções podem ajudar a pessoa a ser fiel no cumprimento dos objetivos. Um desses propósitos pode ser buscar estar na presença de Deus. 2020 foi um ano marcado pela pandemia da covid-19, em que impossibilitou a presença constante com os amigos e familiares. Além disso, algumas pessoas também precisaram evitar sair, como ir à igreja.  Dessa forma, o Padre Eli Carlos da Congregação dos Padres Marianos destaca a importância de estar na presença de Deus em 2021. “Não podemos fazer como Adão e Eva que se esconderam de Deus; mas que todos os dias desejemos viver as palavras do salmo 116: ‘Andarei na presença de Deus, junto a Ele na terra dos vivos’. Disso depende a nossa vida”, afirma o religioso. O Pe. Eli preparou 4 dicas de como viver o ano na presença de Deus.

1. Busca pelos Sacramentos

Segundo o Pe.Eli, a Igreja ensina que os Sacramentos são sinais visíveis da presença de Deus. Sendo assim, receber os Sacramentos significa viver na presença do Senhor. Em 2020, durante um tempo, os fiéis não puderem ir à Igreja e receber os Sacramentos. “Que neste ano de 2021 nós procuremos receber especialmente o Sacramento da Eucaristia, sempre que possível; e o Sacramento da Reconciliação, sempre que necessário”, salienta o padre. 

2. Oração pessoal

O Pe.Eli Carlos evidencia que a oração pessoal é primordial para ter um ano na presença de Deus. Ele aponta como forma de oração, principalmente, a leitura da Palavra de Deus. “Seria belo se neste ano criássemos o hábito de ler com mais frequência a Bíblia, que nos revela quem é Deus, quem somos nós e nos ensina o caminho da salvação”, enfatiza o religioso da Congregação dos Padres Marianos. 

3. Viver bem na presença dos irmãos

De acordo com o Pe. Eli viver bem com os irmãos significa também estar na presença dos irmãos. Ele relembra que é isso que o Papa Francisco diz na Encíclica Fratelli Tutti. “Eu não posso querer estar na presença do Senhor se procuro criar um mundo que seja somente meu, ou se nutro uma espiritualidade egoísta, centrada apenas em mim, somente nos meus interesses”, afirma o padre. O Papa Francisco fala que ninguém se salva sozinho, pois “só é possível salvar-nos juntos”. “Que desejemos viver diante de Deus como uma comunidade de irmãos que se amam e se ajudam. Que neste ano cuidemos uns dos outros, como Deus cuida de nós”, espera o Pe.Eli Carlos. 

4. Sonhar como São José

O padre recorda que um dos aspectos mais belos da vida de São José é que ele sonhava com Deus. “Então, uma das coisas que aprendemos com São José é a necessidade de sonharmos os sonhos de Deus. Poderíamos até perguntar: qual o sonho de Deus pra mim neste ano?”. O Pe.Eli ressalta que São José se tornou um exemplo de como Deus age. Ele fala que Jesus e Maria se sentiam seguros e protegidos na presença de José. “Caminhemos com José e ele nos ensinará a viver na presença de Deus”, finaliza o Padre Eli Carlos. 

São José Rogai por nós!