Em vista do VI Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco abençoou uma escultura chamada “Sheltering” (“Abrigo”, em tradução livre). Logo, a bênção aconteceu nesta quarta-feira (9 de novembro), em Roma.
Portanto, a escultura mostra uma pessoa em situação de rua que é coberta com uma manta puxada por uma pomba em voo. Logo, ela é foi esculpida em bronze, tem o tamanho real de uma pessoa e convida o mundo a cuidar dos sem-teto.
Além disso, a obra foi feita para promover a “Campanha 13 Casas” da Família Vicentina, que oferece ajuda material e espiritual a pessoas em situação de rua.
Contudo, a escultura é uma obra do artista figurativo Timothy Schmalz, natural do Canadá, que esteve presente na bênção.
Timothy tem uma vasta experiência na produção de estátuas religiosas que estão instaladas em diferentes países. Também em Roma, a estátua “Anjos sem o saberem” (“Angels Unawares”) foi instalada em 2019. Logo, “Anjos sem o saberem” retrata os migrantes e refugiados e também foi abençoada pelo Papa Francisco na ocasião.
VI Dia Mundial dos Pobres
Mas, afinal, o que é o Dia Mundial dos Pobres?
Esta data é tradicionalmente celebrado em Roma no 33º Domingo do Tempo Comum, desde 2017. Portanto, neste ano a celebração será no próximo domingo (13 de novembro).
Logo, uma particularidade desta celebração é que ela conta com a participação de pessoas carentes da região. E, ao final, eles ganham almoço, na Sala Paulo VI, oferecido pela Sociedade de Navegação Amigo.
Em anos anteriores, o próprio Papa Francisco participou do almoço com eles.
O Dia Mundial dos Pobres foi estabelecido Papa Francisco na sua Carta Apostólica Misericordia et Misera. Este documento foi emitido em 20 de novembro de 2016, para concluir o Ano Santo da Misericórdia.
Logo, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial do Pobres tendo em vista que a “fé sem obras é morta” (Tg 2,17). Além disso, que há muitas situações de pobreza material e espiritual no mundo. E elas necessitam de serem alcançadas, concretamente, por gestos de misericórdia.