Documento discute a missão dos Bispos sobre a unidade dos cristãos

(Foto: Vatican Media/Vatican News)

Na manhã desta sexta-feira (04), na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi apresentado o documento “O Bispo e a Unidade dos Cristãos: Vademecum Ecumênico” do Pontifício Conselho para a Promoção dos Cristãos. O documento tem como objetivo ajudar os bispos diocesanos a cumprirem a responsabilidade ecumênica. O bispo tem a responsabilidade de promover a unidade dos cristãos. “Ele deve agir com humanidade e caridade para com os irmãos que não estão em plena comunhão com os Igreja Católica e deve promover o ecumenismo tal como é entendido pela Igreja” (Can 383 §3 CIC 1983).

O Cardeal Kurt Koch, durante a apresentação, disse que esse documento é como um guia, uma bússola, para um caminho ecuménico do bispo com a diocese. O Cardeal conta que o Vademecum Ecumênico nasceu de um pedido realizado pelos membros do Dicastério. Eles desejavam um documento que encorajasse e orientasse os bispos católicos na promoção da unidade dos cristãos. “O compromisso ecumênico do Bispo não é uma dimensão opcional do seu ministério, mas um dever e uma obrigação” destaca o Cardeal Kurt Koch. A preparação do documento durou em torno de três anos e está dividido em duas partes. A primeira parte, “A promoção do ecumenismo na Igreja Católica”, aborda o que é exigido da Igreja a respeito do cumprimento da missão ecumênica. Já na segunda parte, “As relações da Igreja Católica com outros cristãos”, discute as quatro formas que a Igreja Católica interage com outras comunidades cristãs. Sendo as quatro partes o ecumenismo espiritual, diálogo da caridade, diálogo da verdade e diálogo da vida.

“O Vademecum não só recorda os princípios do empenho ecumênico do Bispo, mas, no final de cada seção, apresenta uma lista de ‘recomendações práticas’, que sintetizam em termos simples e diretos as tarefas e iniciativas que o Bispo pode promover a nível local. e regional” salienta o Cardeal Kurt Koch. O Cardeal finaliza com expectativa de que a Vademecum seja uma ajuda para todos os bispos. O documento – O Bispo e a Unidade dos Cristãos: Vademecum Ecumênico – está disponível AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *