Em carta direcionada aos Padres, Diáconos e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs), o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, pede que estes se revezem em turnos nos cemitérios da Arquidiocese, no Dia de Finados, para rezarem com as famílias que estiverem visitando os túmulos dos seus falecidos.

Em 2019, uma iniciativa semelhante foi organizada nesta data e considerada por Dom Peruzzo como uma “bela experiência pastoral”.

“Em diferentes turnos lá estavam, em lugar de destaque e bem identificados, Diáconos e Ministros, disponíveis para acompanhar as famílias até o túmulo e com eles rezar. A iniciativa foi muito interessante e efetiva. As famílias sentiram a proximidade da Igreja face a uma realidade que lhes causou ou ainda causa muito sofrimento. Os testemunhos são abundantes”, destaca o Arcebispo em carta encaminhada aos sacerdotes na quarta-feira, 27 de outubro.

Dom Peruzzo reforça ainda que os líderes católicos tomem todos os cuidados em relação ao Covid-19. “Embora a pandemia ainda esteja presente, já ficou para trás aquele tempo de grandes riscos. De alguma maneira, observando-se os cuidados, já podemos celebrar com mais pessoas. Vale também lembrar que muitas das nossas famílias nem puderam celebrar os funerais daqueles que amavam. Segue, pois, que as celebrações da Comemoração de todos os Fiéis Defuntos requerem grande esmero e profundidade”, orienta.

Fonte: Arquidiocese de Curitiba-PR.