O Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, em viagem a Roma, neste final de semana celebrou a Santa Missa em honra aos seus 50 anos de sacerdote. Na tarde de segunda-feira (02), o cardeal de encontrou com o Papa Emérito Bento XVI.

“Nos acolheu nos Jardins do Vaticano, perto da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Assentou-se num banco e eu e outros que me acompanhavam ficamos sentados ao seu lado. Escutou a todos com muita paciência e afeto paternal. O encontro durou cerca de meia hora”, contou Dom Damasceno em entrevista ao Vatican News.

Dom Damasceno estava acompanhado pelos professores Rudy Albino de Assunção e Gilcemar Hohemberger – autores de livros sobre o Papa emérito -, Rudy Albino de Assunção e membros da Editora Molokai. Bento XVI foi presenteado com a coleção de livros com suas homilias traduzidas para o português.

A Molokai é a primeira editora no Brasil a lançar o Homiliário completo de Bento XVI: Um Caminho de Fé Antigo e Sempre Novo reúne os quatro tomos que representam um verdadeiro legado do pontificado de Bento XVI, compondo, em certo sentido, a mais importante obra do Papa Alemão. O “Homiliário” é a antologia completa das Pregações, Homilias, Discursos, Catequeses e Mensagens do Papa Bento XVI para o Ano Litúrgico Anos A, B e C e Solenidades.

DOM RAYMUNDO

Dom Raymundo é natura de Capela Nova – MG, foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1968, em Conselheiro Lafaiete – MG. A ordenação episcopal foi em 15 de setembro de 1986, em Brasília – DF, onde foi bispo auxiliar de 1986 a 2004, além de vigário-geral e vigário episcopal. Em Brasília, ele também atuou como professor do Departamento de Filosofia da UNB entre os anos de 1976 a 1991.

Foi nomeado o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida em 28 de janeiro de 2004, tomando posse no dia 25 de março de 2004 e criado Cardeal pelo Santo Padre Bento XVI, no Consistório de 20/11/2010.

Fonte: Vatican News