Devido ao Coronavírus Domingo da Misericórdia tem programação reformulada

Neste domingo, 19 de abril, dia em que a Igreja celebra o Domingo da Misericórdia, o Santuário da Divina Misericórdia reformulou a sua programação para comemorar este importante dia.

Carreata da Divina Misericórdia terá início às 9h e conduzirá os devotos da Paróquia São Jorge, no bairro Portão, para o Santuário da Divina Misericórdia, onde será realizada a bênção Drive Thru dos quadros de Jesus Misericordioso.

A orientação é para que os devotos de Jesus Misericordioso permaneçam dentro dos carros e o sacerdote irá até eles para realizar a bênção das imagens. Todos devem seguir as recomendações sanitárias de uso de máscaras, álcool gel, e não sair de casa se estiver doente ou no grupo de risco.

Neste dia não haverá confissão e distribuição da Sagrada Comunhão.

Confira nossos horários:

  • Às 9h – Carreata com quadros de Jesus Misericordioso, saindo da Paróquia São Jorge, no bairro Portão, seguindo para o Santuário da Divina Misericórdia para a bênção Drive Thru;
  • Às 9h – Santa Missa no Santuário da Divina Misericórdia, presidida por Dom Amilton, com a Consagração das Famílias e bênção dos quadros de Jesus Misericordioso. *Celebração sem público, transmitida pelas redes sociais do Santuário;
  • Às 15h – Hora da Misericórdia com a Consagração das Famílias e bênção dos quadros de Jesus Misericordioso. *Celebração sem público, transmitida pelas redes sociais do Santuário.

* Não haverá a distribuição da Sagrada Comunhão.

Programação reformulada

A mudança na programação foi tomada a fim de evitar aglomerações e ocorre como meio de prevenção e respeito à saúde da população, devido à pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus). A decisão cumpre as determinações do Governo do Estado do Paraná e da Arquidiocese de Curitiba.

programação cultural inicial da FESTA DA MISERICÓRDIA 2020 com shows e pregações foi adiada e ainda não possui uma data definida.

Quanto à celebração litúrgica do Domingo Misericórdia (dia 19.04), acontecerá sem a presença de fiéis na paróquia – com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário.

A bênção da imagem de Jesus Misericordioso

No ano de 1931, pela primeira vez Nosso Senhor falou sobre a instituição da Festa da Misericórdia à Santa Faustina – na mesma ocasião em que pediu que fosse pintada a Imagem da Misericórdia: “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse Domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário de Santa Faustina, 49).

Jesus também disse à Irmã Faustina: “Diz ao teu confessor que aquela Imagem deve ser exposta na igreja, e não dentro da clausura desse Convento. Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela” (Diário, 570). 

Aprovada pela Igreja e abençoada pelo presbítero, a imagem se torna para a comunidade e cada fiel um sacramentalou seja, um sinal sagrado por meio do qual a Igreja pede a Deus os Seus benefícios, sobretudo espirituais. Ao mesmo tempo, o sacramental não está encerrado em si mesmo, mas quer auxiliar as pessoas “a receber o efeito principal dos sacramentos” (SC 60; Catecismo, 1667). Pelos sacramentais o Senhor deseja santificar “as diversas circunstâncias da vida” (idem).

A imagem de Jesus Misericordioso foi pouco a pouco adquirindo o valor de uma imagem de culto, deixando de ser um elemento puramente devocional ou ilustrativo já nos primeiros anos após a morte de Santa Faustina.

Sem negar a sua importância, o próprio Jesus deixa bem claro o valor instrumental da imagem: “O valor da Imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas na Minha graça” (Diário, 313).

Neste contexto se insere outro ensinamento precioso do Diário: somos convidados a venerar a imagem artística do Senhor, mas sobretudo somos convidados a cuidar das imagens vivas do Senhor, que somos nós!


Adquira o seu quadro de Jesus Misericordioso na Loja do Santuário.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 14h às 18h.
Telefone: 3149-7575