“Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15,1)

Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2022, no Seminário Maior São Pedro e São Paulo, da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, realizou-se o encontro vocacional com o tema: “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15,1). Estiveram presentes treze vocacionados de diversos lugares do país como: Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo, entre outros.

Com isso, a pergunta que pode surgir em nossa mente é: por que esses encontros vocacionais?
É fato que Deus continua a chamar, do meio dos jovens e adultos, candidatos a Lhe seguir mais de perto. Portanto, o encontro vocacional tem o objetivo de ajudar a pessoa no seu discernimento sobre a vocação, e, também, é uma oportunidade para conhecer o Carisma da Congregação.

Durante o retiro, os vocacionados tiveram a oportunidade de compreender de modo geral em que consiste a vocação dos filhos e filhas de Deus e também puderam se aprofundar no modo de vida Mariano, conhecendo a realidade da vida consagrada.
Foram três dias de encontro com momentos intensos marcados pela oração, alegria, disponibilidade e principalmente pela escuta atenta da Palavra de Deus.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre o tema da santidade com o Pe. Ednilson de Jesus, MIC. O provincial da Congregação, Pe. Jair Batista, MIC, também esteve presente e apresentou a história dos Padres Marianos. Contamos ainda com a ilustre presença do Superior Geral da Congregação, Pe. Andrzej Pakula, MIC, que estava de passagem pelo Brasil.

O padre geral apresentou aos jovens o trabalho de evangelização dos Padres Marianos ao redor do mundo, partilhando um pouco sobre a realidade de cada país em que estão inseridos.

A animação do encontro ficou com o grupo de música do seminário. Evidenciando a devoção Mariana, o Ir. Cleber Stipp, MIC, conduziu a oração do Santo Terço. A adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzida pelo Promotor Vocacional, Pe. Edmar Eing, MIC. Anunciando o valor e a importância da família, um casal do Movimento de Casais Jovens da Paróquia São Jorge, Curitiba, pode falar aos vocacionados sobre a vocação matrimonial, testemunhando de que modo vivem a fé no estado de vida que escolheram. Já o cotidiano da vida mariana foi mostrado pelo Ir. André Kuchla, MIC.

Dentro do encontro, os vocacionados também puderam visitar a casa do Postulado em Mandirituba, onde acontece a primeira etapa da formação que hoje está sob a responsabilidade do Pe. Leonardo Mariano, MIC. Também ocorreram momentos de recriação e esportes organizados pelo Ir. Paulo Henrique, MIC. Encerrando o encontro, foi possível ainda viver a experiência de oração do deserto buscando no silêncio ouvir a voz do Senhor, momento este que foi dirigido pelo Ir. Tiago Kozak, MIC.
Faço o nosso agradecimento especial à ajuda de nossos benfeitores, queridos Auxiliares Marianos da nossa Congregação que, sob a direção do Pe. Marcos Szczepaniak, MIC, colaboraram conosco de forma material e espiritual, dedicando seu tempo nesses dias de encontro para nos auxiliar através da oração e do trabalho.

Em nossas orações, rezemos pelas vocações pedindo que o Senhor envie mais operários para Sua vinha e que todos nós, filhos e filhas de Deus, possamos estar atentos a voz do Pastor que constantemente fala aos nossos corações. Que Maria, Nossa Mãe Imaculada, interceda por nós concedendo a graça da perseverança para que possamos assim, seguir com fidelidade as palavras do seu Filho Jesus: “Permanecei no meu Amor” (Jo 15, 9).


Encontro Vocacional 2022 | Ir. Paulo Henrique, MIC e SAV