Na Espanha, uma exposição da escultura do corpo de Jesus está impactando os cristãos. É a mostra “O Homem Misterioso”, que apresenta uma escultura inédita e muito realista do corpo de Jesus.

Logo, a escultura foi feita a partir de estudos do Santo Sudário. De acordo com Álvaro Blanco, que é o curador da exposição, a obra demandou 15 anos de pesquisas sobre o Sudário de Turim.

E o resultado desse longo período é uma escultura com 75 quilos e 1,78 metro, feita em látex e silicone. A exposição está acontecendo na Catedral de Salamanca.

Detalhes da escultura do Corpo de Jesus

A escultura retrata de maneira muito real, e rica em detalhes, o sofrimento de Jesus na sua Paixão.

Portanto, a escultura do corpo de Jesus é recoberta de chagas profundas devido a tortura por Ele sofrida. Além disso, tem os pés curvados e mãos atadas, com as costas elevadas, os ombros lacerados pelo peso da cruz. Também o olho direito aparece inchado e a parte posterior da cabeça machucada pela coroa de espinhos.

Logo, o curador conta que assim que colocou o “Homem Misterioso” sobre a mesa da exibição, teve a certeza de “que estava diante da imagem que todos temos de Jesus de Nazaré”. E para ele a exposição é uma oportunidade de se sentir e estar diante da imagem de Cristo “como nunca foi feito antes”.

Além disso, Álvaro Blanco explica que a escultura evidencia “uma tortura mais dura do que a pintura sempre refletiu”. E que retrata “uma morte atroz causada não só por crucificação, mas também pelar flagelação a cargo de duas pessoas a 60 centímetros de seu corpo”. 

Contudo, outros dados de diferentes estudos narram que o homem do Sudário recebeu 150 impactos que causaram 250 feridas distribuídas por todo o seu corpo.

Todavia, para obter as medidas da estátua do corpo de Jesus, os artistas que trabalharam na escultura basearam-se nos pontos de sangramento dos pés, das pernas e dos joelhos. E desta forma, “o corpo de Jesus foi reconstruído antropologicamente, fazendo testes com volumes tridimensionais”, afirma o site da Diocese de Salamanca.

Confira algumas fotos da exposição