A Festa da Penha, em Vila Velha (ES), agora é patrimônio cultural do Espírito Santo. E esta é, de acordo o Convento da Penha, uma das maiores e mais antigas Festas Marianas do Brasil.

Logo, ela começa no domingo de Páscoa, com o primeiro dia da Novena. E vai até com a celebração de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira após a oitava da Páscoa.

Sendo assim, no ano de 2022, segundo a organização, mais de 1 milhão de fiéis participaram dos 9 dias da festa.

Contudo, a lei que determina a Festa da Penha como patrimônio cultural é de autoria do deputado estadual Emilio Mameri (PSDB- ES). E ela foi aprovada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em 6 de dezembro 2022. Em seguida, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB) e publicada no Diário Oficial em 22 de dezembro.

Logo, Mameri citou que existem registros que demonstram que a data da padroeira do Estado Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, é celebrada desde 1571. “Fiéis de todo o Espírito Santo e de fora participam das festividades, buscando no evento a renovação da fé. E esta é a terceira maior festa mariana do Brasil. Homenagem mais do que merecida”, declarou Mameri.

Neste ano de 2023, a Festa da Penha completará 453 anos.