Quer sair por aí propagando a Misericórdia de Deus para toda a comunidade e nas mais distantes regiões do mundo? Então, seja um missionário da Misericórdia!

Diga a todos que Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade, que une Deus ao homem, pois nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre.

Para lhe ajudar nesta incrível missão, selecionamos algumas dicas que vão abrir caminhos para que você se torne um missionário da Misericórdia! Confira:

1) Para ser um missionário da Misericórdia, conheça a história de Santa Faustina

Não poderíamos falar em como ser um missionário da Misericórdia sem antes lhe apresentar um breve relato de quem é Santa Faustina. Afinal, para ser um missionário da Misericórdia você precisa conhecer a história dessa religiosa. Nascida na Polônia, ela viveu no início do século passado. E Jesus se manifestou à Irmã Faustina de um modo particular, revelando o mistério da Misericórdia Divina para o mundo, novas formas de culto e apostolado. A religiosa foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1993. Contudo, para conhecer melhor a história de Santa Faustina, leia a sua biografia.

2) Leia o Diário para se tornar missionário da Misericórdia

Os relatos da experiência de Santa Faustina com Deus e Sua misericórdia estão descritos em um Diário que indicamos que você leia! Nele, ela anotou todas as revelações que o Senhor lhe fez, bem como suas vivências místicas, além de orações, visões e até mesmo encontros com a Virgem Maria. Atualmente, o Diário de Santa Faustina é uma obra mística católica muito conhecida na Igreja em todo o mundo. Portanto, já foi traduzida para vários idiomas e traz a mensagem de Jesus Misericordioso. Logo, é um sinal visível da ação salvadora de Deus no mundo contemporâneo.

“A Misericórdia é o maior atributo de Deus” (Diário de Santa Faustina, 611).

3) Venere a imagem

O quadro com a imagem que representa Jesus Misericordioso foi produzido através das visões de Santa Faustina e deve ser venerado por todos, principalmente os que desejam ser missionários da Misericórdia, vontade expressa por Cristo à religiosa. Logo, o pedido está descrito no Diário da religiosa polonesa: “Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro” (D 47).

4) Faça a novena à Misericórdia

Presente na religiosidade das comunidades, a novena à Divina Misericórdia também faz parte da vida de um missionário da Misericórdia. No seu Diário, Santa Faustina indica a novena em preparação à Festa da Divina Misericórdia, entre o Tríduo Pascal e a Oitava de Páscoa. Contudo, essa novena pode ser rezada a qualquer momento, por uma intenção especial.

5) O missionário da Misericórdia reza o Terço da Misericórdia

Um missionário da Misericórdia reza o Terço da Misericórdia. E foi o próprio Jesus que ditou esse novo terço à jovem Irmã Faustina, então com 30 anos, como uma oração de intercessão e reparação pelos pecados cometidos por toda a humanidade.

6) Como missionário da Misericórdia, guarde a hora da oração

A correria do dia a dia, as atribulações da vida moderna, não podem ser impedimento para um missionário da misericórdia ter uma pausa, às 15h, para rezar. Esse momento de oração pode ser realizado em qualquer lugar, mas é sempre recomendável que a oração aconteça em uma Igreja ou oratório, para aqueles que tiverem disponibilidade. Recomenda-se rezar a Via-Sacra, mas pode ser utilizada qualquer oração que contemple a Paixão de Jesus, como, por exemplo, o Terço da Divina Misericórdia.

7) Participe da festa da Divina Misericórdia e seja missionário da Misericórdia

Considerada um dos elementos mais importantes de devoção a Jesus Misericordioso, a Festa da Divina Misericórdia é celebrada no segundo Domingo de Páscoa. No Diário da religiosa, o tema aparece 37 vezes; em 16 como uma manifestação extraordinária de Jesus. Portanto, um missionário da misericórdia deve participar da festa, preparar-se com uma boa confissão, trazer consigo a imagem de Jesus Misericordioso e convidar parentes e amigos para participarem também.

9) Todo missionário da Misericórdia deve praticar obras de misericórdia

Mais do que orar, um missionário da Misericórdia toma atitudes, faz ações que ajudam os mais pobres e necessitados, aqueles que sofrem. Pratique obras corporais, como dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede, e obras espirituais como dar bom conselho, perdoar as injúrias e sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.

10) Missionário da Misericórdia, mantenha a confiança

Um missionário da Misericórdia confia em Deus. “As graças da Minha misericórdia colhem-se com um único vaso, que é confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá” (D. 1578).

Gostou de saber como se tornar um missionário da Misericórdia? Então incentive outras pessoas a assumirem essa missão.

Leia também: