Você não tem tido tempo para ler o Diário de Santa Faustina? Seu trabalho, as tarefas em casa e outros compromissos consomem todas as suas energias e horas do dia? São poucos os momentos livres? Isso é algo normal nos dias atuais! Porém, há algumas dicas simples que podem lhe ajudar a ler o Diário mais rápido.

Para isso, conheça algumas técnicas básicas de leitura e a estrutura do livro. Dessa forma, você pode se planejar e ler o Diário de Santa Faustina nos momentos de sua escolha. Com alguns minutos livres do dia, persistência e dedicação, além das dicas que vamos lhe apresentar, você poderá conhecer as palavras de Jesus por meio de Santa Faustina.

Contudo, não se esqueça de que o Diário de Santa Faustina é uma obra da mística católica, e que, por isso, é preciso conhecer e interpretar cada frase do livro. Traduzido para vários idiomas no mundo, o Diário traz a mensagem de Jesus Misericordioso a todos e é um sinal visível da ação salvadora de Deus no mundo contemporâneo.

Mantenha a concentração

Iniciamos por algo básico, mas, ao mesmo tempo, fundamental. É normal perder a concentração no momento da leitura, principalmente se você deixou o celular ligado ou não o colocou no silencioso. E isso pode acontecer quando você estiver lendo o Diário de Santa Faustina. 

As redes sociais também podem tirar a sua concentração. Afinal, sabemos que o som e o sinal de uma mensagem recebida alerta a nossa curiosidade, e a ação de pegar o celular será quase que instintiva. 

E nem pensar em ler com a televisão ligada. Tente se desligar de tudo. Procure um local silencioso e concentre-se apenas na leitura do Diário. 

Utilize um guia e marcadores de página

O Diário de Santa Faustina é um livro de mais de 400 páginas, na versão comum. É muito? Não, se você observar que o livro é dividido em cadernos e parágrafos numerados, o que facilita demais a leitura. Para isso, tenha em mãos um guia e marcadores de página.

Um guia ajuda você a não se perder no texto, principalmente ao passar de uma linha para outra. É compreensível e normal isso acontecer. Por isso, nossa sugestão: utilize um cartão, uma pequena folha de papel ou até mesmo o dedo para indicar qual frase do texto você está lendo. 

Os marcadores de página também podem servir como guia para seus olhos. Além disso, vão lhe ajudar a encontrar rapidamente a página em que você parou de ler. 

Elabore um plano de leitura

Ter um plano de leitura é fundamental! Por exemplo: faça primeiro a leitura da introdução, com prefácios, nota sobre a edição brasileira e calendário de vida de Santa Faustina e histórico-litúrgico da Divina Misericórdia. Após isso, vá para a leitura da próxima parte do livro, os Cadernos, onde você começará a conhecer os escritos de Santa Faustina.

Dica: monte um cronograma de seu dia e escolha determinado horário livre para se dedicar ao livro. Pode ser pela manhã, após o almoço, à tarde, no fim da noite. E atenção: tenha caneta e papel sempre com você. Mais abaixo, a gente explica o porquê.

Antes, outra dica: caso trabalhe longe de casa, carregue o Diário com você, em uma pasta ou no carro, e reserve 10 minutos do horário de almoço para ler. Mas não importa se a leitura será apenas de duas ou três páginas. Assim, aos poucos, passam-se os capítulos até que chegará ao fim. 

O Diário contém seis cadernos e 1.828 citações. O que pode assustar pela quantidade, na verdade ajuda a marcar com mais precisão onde você parou a leitura. Como?

Lembra da caneta e papel? Esta é outra estratégia interessante, pegue-os e anote o número da página e da citação de Santa Faustina, assim como seus pensamentos e reflexões durante a leitura, para que, no próximo dia dedicado ao Diário, você saiba exatamente onde parou.

Divisões do Diário

  • O caderno 1 do Diário de Santa Faustina, intitulado “A misericórdia divina na minha alma”, é o mais longo com 138 páginas.
  • Já o caderno 2, “Contarei a misericórdia do Senhor pelos séculos”, é um pouco menor, ainda assim tem 102 páginas.
  • O caderno 3, “Cantarei a misericórdia do Senhor”, tem 40 páginas.
  • O caderno 4 (22 páginas) e o caderno 5 (58 páginas) são continuações do caderno 3.
  • O caderno 6, chamado “Pelos séculos glorificarei a misericórdia de Deus”, tem 48 páginas.
  • Por fim, existe também uma parte chamada “Minha preparação para a Santa Comunhão”, na qual Faustina revela um amor contagiante à Sagrada Eucaristia.

E quando estiver fazendo a sua leitura, não deixe de ler também as Notas do Diário, elas contém explicações que vão enriquecer a sua leitura. Por último, mas não menos importantes, você encontra os índices Temático, de Pessoas e de Localidades. E não se despeça do livro sem ler, em duas páginas, as histórias das Congregações dos Marianos da Imaculada Conceição e das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

Ficou com a sensação de que o Diário de Santa Faustina é muito extenso e que será difícil ler? Mais uma dica: não deixe de tentar!
Com um pouquinho de dedicação e esforço, a leitura do Diário de Santa Faustina será prazerosa, rápida e muito proveitosa.

Confira também esta outra dica de Leitura:
9 dicas de como ser um missionário da Misericórdia