Leitura Orante

 Batismo_JesusPreparação

Localize em sua Bíblia a passagem sobre o Batismo de Jesus. (Mateus 3,13-17), ou leia abaixo.

Procure um lugar tranquilo e solitário que favoreça o recolhimento e a escuta.

Coloque-se em uma postura confortável, acalme-se, respire fundo.

Peça a presença do Espírito Santo para iluminá-lo e lhe dar a graça de um coração sensível, capaz de ouvir a voz de Deus.

“Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça.” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado.” (Mateus 3,13-17).

Passos para a Leitura Orante

 

  1. Leitura (Lectio)

Leia calmamente a passagem, sem pressa de prosseguir nos versículos. Não é necessário ler até o fim da passagem. Assim que se sentir tocado por alguma palavra ou frase, é momento de parar.

O Evangelista São Mateus, nos descreve a cena do batismo de Jesus, no rio Jordão. Ao apresentar-se para João Batista, este tenta impedi-Lo dizendo que era ele quem deveria ser batizado por Jesus. Porém, em atitude de absoluta humildade e obediência às leis divinas, Jesus se despoja de sua divindade, faz-se servo e pede para ser batizado por João, “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”, afirmou Santo Agostinho.

Jesus ainda não tinha se manifestado como Messias. Identificando-se com os pecadores, prepara-se para sua missão pública, prepara também o futuro Batismo dos cristãos, santifica a água do mundo inteiro, faz-se solidário com os pecadores, ainda que nada disso fosse necessário para Ele se manifestar como Deus. Cristo, o Nazareno, se faz servo, pobre e humilde, para na pequenez confundir os “fortes” – eis o modelo dos batizados.

Algo sobrenatural aconteceu no momento do Seu batismo: os céus se abriram e o Espírito Santo desceu sobre Jesus, em forma de pomba. O mesmo Espírito que pairava sobre as águas no relato da criação do mundo (Gn 1,2) aparece aqui, como prelúdio da nova criação, em Jesus. Ouve-se a voz do Pai que diz: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

  1. Ruminação (Ruminatio)

Neste segundo momento de nosso exercício espiritual, somos chamados a nos converter no contato com a Palavra. Este acontecimento da vida de Jesus evoca também o nosso batismo. O Pai que com Sua voz manifesta a Sua predileção por Jesus e o envolve com toda a ternura paterna também o fez da mesma forma conosco. O batismo foi um ato de misericórdia do Pai em nossa vida, tornando-nos filhos adotivos em Seu Filho.

No dia do nosso batismo fomos marcados com um sinal de pertença que permanece indelével em nós; ninguém, mesmo que queiramos, poderá um dia apagar essa marca, é irreversível.

Pense nisso. Ouça a voz do Pai que lhe diz: Você é meu filho (a) amado (a)…

jesusbatizado-470x260

  1. Oração (Oratio)

No passo anterior, alguns sentimentos, os mais diversos possíveis podem ter vindo ao nosso encontro, sentimentos de alegria, angústia, arrependimento, coragem, culpa, dúvida, frieza, gratidão, paz, ressentimento, saudade, tranquilidade, …enfim, este é o momento de colocar tudo diante de Deus.

Ao cooperarmos com as graças que recebemos pelo poder do Espírito Santo no santo Batismo, – graças que se renovam em cada santa confissão – vamos sendo transformados na conformação com Cristo.

“Podemos nos perguntar: o Batismo, para mim, é um fato do passado, isolado em uma data, ou uma realidade viva, que diz respeito ao meu presente, em todo momento? Você se sente forte, com a força que te dá Cristo com a Sua morte e a Sua ressurreição? Ou você se sente abatido, sem força? O Batismo dá força e dá luz. Você se sente iluminado, com aquela luz que vem de Cristo? É homem e mulher de luz? Ou você é uma pessoa escura, sem a luz de Jesus? É preciso tomar a graça do Batismo, que é um presente, e tornar-se luz para todos! (Papa Francisco)

Reze pedindo a Jesus todas as graças necessárias para abrir-se à contrição que nos conduz ao sacramento da reconciliação e nos permite experimentar o perdão e o amor de Deus. Não desista de ser luz, sua vida é muito valiosa e importante.

    4. Contemplação (Contemplatio)

Neste momento permaneça com a presença amorosa e misericordiosa de Jesus, sem nada pedir ou agradecer, simplesmente permita que Ele o fortaleça e o envolva com a Sua misericórdia, na contemplação da Sua face misericordiosa.

Ir. Gabriel da Divina Misericórdia, MDM
Mosteiro da Divina Misericórdia