“Fazei de mim, ó Jesus, o que quiserdes. Eu Vos adorarei em toda parte. E faça-se em mim toda a Vossa vontade, ó meu Senhor e meu Deus, que eu glorificarei a Vossa infinita misericórdia”, (Diário, 78).

 

Como evangelizar

Para muitas pessoas, a palavra “evangelizar” tem uma conotação negativa, e a maioria não tem nada a ver com isso. Eles evocam uma imagem de um missionário na África, ou um evangelista da TV, e dizem para mim: “Eu não conheço as Escrituras, e com certeza não me sinto à vontade para conversar com as pessoas sobre Deus”.

No entanto, muitos não percebem que já somos evangelistas; nós estamos evangelizando pela maneira como vivemos nossas vidas! Atribui-se a São Francisco de Assis a orientação: “Evangelize sempre e, se necessário, abra a boca!”

Quando ouço as Escrituras sobre pais que incomodam seus filhos para que não desanimem, penso no versículo: “Você é o sal do mundo”. Veja, todos nós somos o sal da terra. E esse sal pode ser na forma de dar conselhos amorosos aos nossos filhos. Mas o que acontece se o saleiro derramar no bife e despejar muito sal? Claro, não será bom para comer! Então, para falar e conversar com nossos filhos, devemos acrescentar apenas pequenas quantidades de sal.

Seus filhos são um sucesso? Como você mede o sucesso? É pelo colégio que frequentam, seu emprego, sua renda ou medimos o sucesso pelo amor em seus corações e como eles irradiam a misericórdia de Deus?

Sem o amor de Deus, eles são realmente um sucesso? Nunca devemos desanimar e orar por eles. Claro, às vezes nossos filhos nos surpreendem. Durante o Natal, dei a meu filho entradas para um restaurante, e fiquei agradavelmente surpreso quando minha esposa me disse que ele tinha dado a uma pessoa sem-teto na frente do restaurante.

A empatia dele pelo sem-teto foi algo que eu nunca havia visto antes. Eu só podia agradecer a Deus por permitir que meu filho tivesse compaixão nessa situação, e perceber que nós temos muito e que o homem precisava de apenas um pouco.

Por fim, acho que se nós, como pais, pudermos usar a quantidade adequada de sal, nossos filhos serão a luz do mundo e os grandes evangelistas. Novamente, não necessariamente por palavra, mas por ação. E se eles caírem, eles saberão voltar a um Deus de amor e misericórdia.

E é disso que se trata a conversão. O que isso realmente significa? Significa voltar, não apenas a mente, mas do coração. Ezequiel escreve:

“Eu te darei um novo coração, e um novo espírito porei dentro de ti; e eu tirarei da tua carne o coração de pedra e te darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26).

De certa forma, é engraçado quando falamos de evangelização e da relutância das pessoas em fazê-lo, mas não percebemos que estamos fazendo isso a cada minuto de cada dia.

É a maneira como falamos com nossos filhos, a empatia que temos por nossos colegas de trabalho e nossas ações nos jogos de futebol. Quando gritamos ao nosso cônjuge, saímos para os bares e não passamos tempo de qualidade com as crianças, ou não vamos à missa com as crianças porque queríamos dormir.

Portanto, hoje, sejamos pessoas mais amáveis ​​e gentis, irradiando o amor de Deus a nossos entes queridos e cooperadores e sendo o tipo de evangelistas que todos somos chamados a ser!

Lembremo-nos e vivamos as palavras de Santa Faustina: “Fazei de mim, ó Jesus, o que quiserdes. Eu Vos adorarei em toda parte. E faça-se em mim toda a Vossa vontade, ó meu Senhor e meu Deus, que eu glorificarei a Vossa infinita misericórdia”, (Diário, 78).

 

Fonte: Divine Mercy