São José, esposo da Virgem Mãe de Deus, ensinai-nos incessantemente toda a verdade divina e toda a dignidade humana contida na vocação dos esposos e pais!

São José, obtende de Deus que possamos cooperar, com constância, com a graça do grandioso sacramento no qual homem e mulher prometem, mutuamente, amor, fidelidade, integridade conjugal até a morte!

São José, homem de justiça, ensinai-nos o amor responsável para com aqueles a quem Deus nos confiou de modo especial: amor entre esposos e amor entre os pais e aqueles a quem deram a vida! Ensinai-nos a ter responsabilidade para com toda vida, desde o primeiro momento de sua concepção, até o seu último instante nesta Terra. Ensinai-nos a ter grande respeito pelo dom da vida. Ensinai-nos a adorar profundamente o Criador, Pai e Doador da vida.

São José, patrono do trabalho humano, assisti-nos em todo trabalho, naquela vocação do homem sobre a terra. Ensinai-nos a resolver os difíceis problemas relacionados ao trabalho na vida de cada geração, a começar o jovem, e na vida da sociedade.

São José, protetor da Igreja, hoje, na vossa solenidade rezamos a Deus com estas palavras: “Deus Todo-Poderoso, que escolhestes confiar os inícios de nossa redenção ao cuidado amoroso de São José, concedei que por sua intercessão, vossa Igreja, possa cooperar fielmente no cumprimento do trabalho da salvação”. Amém.