No ano de 1937, Santa Faustina anotou em seu Diário uma relação mensal de controle interior da alma. Nesta relação consta o seu exame de consciência particular e o desejo: “unir-me a Jesus Misericordioso. Prática — silêncio interior, estrita observância do silêncio“, (Diário, 162).

No decorrer deste ano meditaremos mês a mês as mesmas jaculatórias de Santa Faustina, buscando crescer em espiritualidade e consciência.

 

“E Jesus se calava”

Como é difícil hoje encontrar alguém que se cale diante de uma situação em que está sendo julgado ou mais ainda, quando ouve uma verdade dura sobre si mesmo. Essa reflexão pode nos recordar de momentos de nossa vida dos quais gostaríamos de esquecer.

Iniciamos um novo ano, novas experiências e expectativas. Será que eu tenho o costume de sentar ao final do dia para refletir o que aconteceu hoje e o que eu vou fazer amanhã? Como está a minha vida: eu reajo somente com os sentimentos e emoções ou tento pensar o que faço?

Hoje se ouve muito “eu sinto, eu acho…”, mas, o que eu escolho? Às vezes parece que não tem como reagir diferente. Será? Nós sofremos muito com a nossa falsa imaginação, que nos leva a escolher em vez do bem, o mal. Parece que isso é mais fácil, está ao alcance de nossas mãos.

Como posso encontrar um equilibro na minha vida? Santa Faustina está mostrando com sua vida espiritual como ela tentava controlar suas reações. No número 162 do diário podemos ver como ela fazia isso, e o meio mais eficaz era o silêncio.

O que significa essa palavra para mim? Será que eu tenho um espaço para o silêncio na minha vida? Se a sua resposta é não tenho, – pense como pode fazer isso. Por quê? Porque sem parar para pensar, estou arriscando que a minha vida seja conduzida só pelas emoções e desejos. E posso perder os valores mais importantes para mim. Não se permita entrar nessa triste situação. Você pode mudar isso com certeza com a graça de Deus e com o silêncio.

Talvez você precise lutar muito para encontrar o seu lugar de silêncio. Hoje estamos vivendo de uma maneira, que é difícil estar em silêncio. Mas tudo é possível para nosso Deus. Lembre-se que Ele vai ajudar. Não se preocupe se alguém não vai entender o seu desejo de estar em silêncio. Olhe para Jesus que se calava.

 

Irmãs de Jesus Misericordioso