Muitos se questionam se tem um dia certo para decorar a casa para o Natal. E a resposta é: sim!
A expectativa pelo Natal enche nosso coração de alegria e desejamos manifestar essa alegria também na nossa casa. Logo, os enfeites natalinos podem expressar muito bem isso.
Contudo, é diferente do comércio que já no mês de outubro começa a apresentar em suas vitrines produtos de decoração para a venda; ou decorar suas fachadas no início de novembro.
Então, quando decorar a casa para o Natal?
Em novembro ou em dezembro? Nem um nem outro!
Ao decorar sua casa para o Natal você precisa estar atento a uma data específica: o primeiro domingo do Advento. E neste ano de 2022, o primeiro domingo do Advento será dia 27 de novembro.
O Advento é o tempo em que nós, católicos, nos preparamos para o Natal. E o ritual de decorar a casa é uma parte importante para celebrarmos a vinda do misericordioso Menino Jesus.
Contudo, não precisamos montar tudo de uma vez, mas ir montando aos poucos, a cada domingo do Advento, até chegar no dia 24, quando devemos finalizar a montagem do presépio.
Na noite de Natal é quando devemos colocar o Menino Jesus na manjedoura do presépio.
E quando devemos guardar os enfeites de Natal?
Sim, também temos o dia certo para desmontar a decoração natalina.
E o dia é 6 de janeiro, na solenidade da Epifania do Senhor, quando os reis magos encontram o Menino Jesus.
Neste dia celebramos a manifestação de Deus no meio de nós, pela vinda do seu próprio Filho.
Decore sua casa para Jesus, não para o Papai Noel
Ao decorar a casa para o Natal, precisamos ter em mente e no coração que fazemos isso para Jesus e não para o Papai Noel. Precisamos, principalmente, incutir isso no coração das crianças.
Contudo, isso não significa que devemos apagar de vez a figura do Papai Noel da vida das crianças. Afinal isso é praticamente impossível, pois seja na escola, na mídia ou entre os coleguinhas o assunto Papai Noel é recorrente neste tempo.
Porém, elas precisam entender o sentido cristão do Natal. Por isso, fale para as crianças sobre o que é verdadeiramente o Natal e desperte nelas a alegria pela expectativa do nascimento do Menino Jesus.
E quando incentivar as crianças a escreverem uma cartinha para Papai Noel pedindo um presente, que tal motivá-las a também escreverem seus pedidos de oração para Jesus?
Ensine para as crianças canções natalinas e procure envolvê-las nas atividades natalinas na sua paróquia. E, principalmente, não deixe de levá-las para a celebração do Natal do Senhor.