No dia 5 de junho de 2016, o Papa Francisco proclamou um novo Santo da Igreja Católica, o Fundador da Congregação dos Padres Marianos. Desde aquele dia, a devoção a São Estanislau Papczynski se desenvolveu em uma escala que surpreendeu até mesmo seus mais devotos veneradores.

Por muitos anos, o santo pe. Papczyński, que viveu mais de 300 anos atrás, permaneceu um personagem misterioso e pouco conhecido. Tudo isso mudou recentemente, uma vez que este santo “reapareceu” com os fiéis, obtendo de Deus muitos milagres e graças extraordinárias. Seu processo de canonização não só levou à elevação aos altares do Fundador Mariano – o evento aguardado ansiosamente por mais de três séculos – mas também aproximou os fiéis da pessoa do novo Santo e seu ensinamento, tão relevante para nossos tempos. Os numerosos testemunhos sobre as graças concedidas por intercessão deste Pai santo foram recolhidos e publicados como um livro intitulado Milagres e graças concedidas por intercessão de Santo Estanislau Papczynski . As mulheres grávidas, os casais que procuram os filhos, os doentes, os que sofrem e os que vivem em circunstâncias difíceis da vida, podem contar com o padre. O respeito particular de Estanislau.

Desde a canonização, muitos fenômenos inexplicáveis ​​vêm acontecendo praticamente em todos os lugares onde os padres marianos ministram. Um deles foi a cura de um bebê no ventre de sua mãe que ocorreu nas Filipinas. Vários médicos independentes declararam que o feto estava agonizando e recomendaram a interrupção imediata da gravidez. A mulher, no entanto, não concordaria. Ela obteve de um missionário mariano a relíquia de Santo Estanislau Papczynski. Ela segurou em suas mãos e também colocou em sua barriga enquanto recitava a Novena através de sua intercessão. E então ela deu à luz uma criança saudável, algo que os médicos não conseguiram explicar, como o Pe. Andrzej Pakuła, MIC, Superior Geral dos Padres Marianos.

O guardião das relíquias de St. Stanislaus Papczyński recebeu um número tão grande de pedidos de relíquias que vários candidatos tiveram que ser colocados em uma lista de espera. As cartas chegaram de todo o mundo, ou seja, dos EUA, das Filipinas, dos Camarões, do Cazaquistão, da Letônia, da Eslováquia e da República Tcheca. Os mais recentes vieram da Índia, do Brasil e do Vietnã. A Novena a Santo Estanislau foi traduzida para muitas línguas diferentes. A primeira paróquia do mundo colocada sob a invocação de São Estanislau Papczynski foi aberta em 18 de setembro de 2016, em uma cidade perto de Kigali, em Ruanda. Estudantes de escolas e faculdades nas Filipinas o escolheram como seu patrono para os exames mais difíceis. Antes de irem ao centro de saúde para entregar seus bebês, as mulheres grávidas da paróquia de Nyakinama, em Ruanda, param diante da estátua do Santo Estanislau, pedindo ajuda para si e boa saúde para seus bebês.

A novena de St. Stanislaus Papczyński goza de grande popularidade na Polônia. Mais de 91.000 pessoas visitaram a página da Novena no site da Associação de Ajudantes Marianos na Polônia.Dois filmes foram produzidos para a canonização: Cenáculo do Pai Stanislaus e Salvo para Salvar os Outros . Graças a várias estações de TV, bem como muitos DVDs, mais de 2 milhões de pessoas assistiram a esses filmes. Cinco mil convidados visitaram o museu Góra Kalwaria dedicado ao novo santo. Durante um período de três meses, os fiéis que vinham rezar na tumba de St. Stanislaus preenchiam seus nomes e anotavam o livro inteiro de visitantes que antes era suficiente por vários anos. Os lançamentos combinados de livros sobre o santo Pe. Estanislau, com quase 150.000 exemplares, estava completamente exausto.

Só podemos falar de uma verdadeira devoção a um santo quando os fiéis conscientemente optam por imitar suas virtudes – disse Pe. Wojciech Skóra, MIC, Guardião da tumba de São Estanislau Papczynski em Góra Kalwaria. – E isso já está acontecendo. Nossos peregrinos nos dizem: “Padre Papczyński teve que superar tantos obstáculos em sua vida, mas sempre confiou em Deus, em todas as circunstâncias. Eu gostaria de fazer o mesmo.

No primeiro aniversário da canonização de Papczynski, a Associação de Ajudantes Marianos convida cordialmente todos a participar de uma Novena conjunta. Com início em 5 de junho de 2017, com a Santa Missa celebrada às 19:00 na Igreja do Cenáculo de Nosso Senhor em Góra Kalwaria. Todas as intenções apresentadas através da Internet foram entregues a Marianki em Góra Kalwaria e colocadas no túmulo de São Estanislau Papczynski. Foi nesta mesma igreja que uma jovem morta ressuscitou durante a missa celebrada pelo Santo Padre. Estanislau no século XVII. Muitos peregrinos, que visitam a Igreja de Nosso Senhor Cenáculo, que detém o túmulo de Santo Estanislau Papczynski, consideram esta igreja como um santuário, embora oficialmente este título ainda não tenha sido concedido.