Este é o mês dos namorados, dos que se preparam para o sagrado matrimônio, tempo de esperanças e sonhos.

De fato, vamos falar sobre o amor – sobre o amor infinito, o amor que transcende o temporal, que está além de meros sentimentos e desejos. Vamos falar sobre o amor que requer nossa aceitação ativa, nossa escolha deliberada, o amor definido por São Tomás de Aquino como “desejando o bem do outro“.

Essa forma de amor é essencial para um relacionamento e casamento duradouro e satisfatório, e nem sempre é fácil, nem sempre parece tão bonito.

Para aqueles que se preparam para o Sacramento do Matrimônio e para aqueles que celebram o dia dos namorados, vamos refletir um pouco sobre o casamento deste homem, esse esposo da Santíssima Virgem, este Esposo Mais Casto, este Padroeiro da Família. Todos esses títulos que agora associamos a São José, bem, eles não refletem exatamente suas intenções originais quando ele colocou os olhos em Maria pela primeira vez.

Namoro de José com Maria

Nós não conhecemos os detalhes do namoro de José com Maria, mas podemos fazer algumas suposições bastante seguras sobre o que pode estar passando em sua mente. Ele provavelmente estava procurando por uma mulher a quem ele seria atraído, com quem ele teria relações conjugais, que encheria sua casa com crianças.

Maria estava disponível. Ela era uma bela jovem em idade de casar-se com quem podemos seguramente esperar que se casasse com um bom homem que seria um bom provedor. José, um homem de fé e equilíbrio, um habilidoso carpinteiro, um homem que poderia trabalhar com matérias-primas e transformá-las em móveis elegantes, provavelmente se encaixaria bem.

Mas o que aconteceu depois? Antes que o casal pudesse consumar seu casamento pelos meios tradicionais, Deus convocou Maria a gerar o Seu Filho, que deveria ser concebido através do Espírito Santo. Quão grande deve ter sido a tristeza e a incerteza de São José. Mas, enquanto se prepara discretamente para se divorciar de Maria, um anjo revela-lhe o mistério da encarnação de Cristo.

Como você sabe, ele se levanta para a tarefa. No entanto, ele ainda deve perceber que esta Criança em seu ventre seria seu único Filho, que a vocação de Maria incluía a virgindade perpétua. Seu papel seria de apoiar, prover, proteger, nutrir, orientar – amar e querer o bem do outro, como cita São Tomás de Aquino.

Por um lado, temos a reação de Maria a tudo isso. Ela diz: “Eis que eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). As escrituras não registram nenhuma palavra de José. Em vez disso, lemos sobre um homem que – primeiro – ouviu atentamente. Como o Papa São João Paulo II disse: “Ele é grande em fé, não porque fala as próprias palavras, mas acima de tudo porque ouviu as palavras do Deus Vivo“.

Ele ouviu, e então ele entrou em ação.

Independentemente de como a sociedade possa ter visto seu casamento não convencional, José, com o coração de servo, levou essa jovem grávida para sua casa. Logo, ele e sua esposa grávida estavam em movimento, primeiro a Belém para cumprir as exigências de um censo do governo. A melhor hospedagem que esse habilidoso carpinteiro poderia encontrar nesses dias difíceis era uma manjedoura – provavelmente não o cenário que eles tinham em mente. No entanto, juntos, o casal fez, e Maria deu à luz a Jesus.

Então, quando José ouviu em um sonho que a vida de seu filho recém-nascido estava em perigo, ele pegou a sua jovem família e fugiu com eles para o Egito – uma terra estrangeira com costumes estrangeiros, um lugar onde eles provavelmente não conheciam ninguém, que nunca imaginou ter que viver. Mas eles fizeram. Eles permaneceram fiéis a Deus e fiéis um ao outro.

Então, juntos, eles finalmente retornaram a Nazaré, onde José cuidou de sua esposa e criou seu Filho.

Você vê onde eu estou indo com tudo isso. Nós nunca sabemos o que o futuro nos reserva. Nunca é uma boa ideia estabelecer seu casamento em uma fundação frágil e cor-de-rosa, que não tenha flexibilidade para os ventos e caprichos inconstantes da vida.

A Igreja define o casamento como “parceria de toda a vida … por sua natureza ordenada para o bem dos esposos e a procriação e educação da descendência …” (Catecismo da Igreja Católica, 1601).

No casamento, os casais devem conduzir um ao outro e a sua descendência a Cristo, a própria Fonte da graça no Santo Matrimônio. Eles devem fazer as escolhas difíceis e boas que trarão a salvação um do outro.

Não importa que loucura e alegria o mundo jogasse sobre José, ele era um contrapeso de compostura. Ele aceitou que Deus tinha um plano para ele. Deus tem um plano para toda e qualquer pessoa casada, e pode não ser o que você imagina quando você abre a champanhe no dia do seu casamento.

Em nossos dias, quando as pessoas estão famintas por santidade, significado e amor, Deus nos dá São José, nosso poderoso intercessor no céu.

Ore ao Guardião da Sagrada Família, que ele ande com você em sua jornada de fé; que ele lhe dê a sabedoria para determinar o chamado de Deus; que ele lhe dê a força para suportar problemas inesperados; que você cresça em santidade; e que você de todo o coração se compromete a amar e servir a Deus, ao seu cônjuge e à sua descendência nos bons e maus momentos, na doença e na saúde, até que uma morte santa separe temporariamente vocês.

Fonte: Divine Mercy