A fé desempenha um papel significativo quando se trata de enfrentar o desafio do câncer, seja de mama ou do colo do útero, especialmente durante o mês de outubro, conhecido como o mês rosa. A fé não apenas proporciona apoio emocional, mas também fortalece a determinação para enfrentar a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O outubro rosa é muito mais do que apenas uma campanha de conscientização. É um símbolo de esperança e união, onde a fé na cura e na prevenção desses tipos de câncer se torna uma força motriz. A cor rosa que ilumina fachadas, roupas e acessórios durante todo o mês representa não apenas a conscientização, mas também a fé coletiva de que juntos podemos superar essas doenças.

A fé na cura é acompanhada pelo poder do diagnóstico precoce. Através da educação e da promoção de exames regulares, podemos identificar o câncer em suas fases iniciais, quando as chances de tratamento e cura são maiores. A fé na ciência e na medicina nos lembra que avanços contínuos estão sendo feitos no tratamento dessas doenças, oferecendo esperança às pessoas afetadas.

É importante lembrar que a fé não está necessariamente ligada a uma crença religiosa, mas sim à confiança na capacidade de superação, na importância da prevenção e na esperança de um futuro sem essas doenças. Ao compartilhar informações sobre o câncer de mama e do colo do útero, ao promover exames preventivos e ao apoiar a pesquisa médica, estamos unindo nossa fé e esforços para criar um mundo onde o câncer não seja mais uma ameaça à vida das pessoas. Juntos, podemos acreditar na cura e trabalhar pela cura dos nossos irmãos.

Dados sobre a doença

 O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre mulheres em todo o mundo, representando cerca de 24,5% de todos os casos de neoplasias femininas. No Brasil, foram estimados 73.610 novos casos para 2023, com alta taxa de mortalidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Os principais sinais incluem nódulos, alterações na pele da mama e no mamilo, bem como a saída espontânea de líquido dos mamilos. Os fatores de risco envolvem diversos aspectos, como idade, histórico familiar, comportamentais (obesidade, consumo de álcool), aspectos da vida reprodutiva (idade da menarca, gravidez tardia), exposição a radiações ionizantes e fatores genéticos, como as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. A detecção precoce e a conscientização sobre esses fatores são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade por câncer de mama.

Fortalecendo a fé

Santa Faustina é um exemplo de mulher que fortaleceu a sua fé em suas maiores adversidades. Em seu dia a dia suas orações eram o seu combustível para continuar a luta contra os desafios e o mal. Em sua vida, ela nos ensinou como ter mais fé.

“Jesus, eu confio em vós”! Assim, Santa Faustina confirmou sua fé na Divina Misericórdia e escreveu em seu Diário:

A confiança é a chave para se viver a mensagem da Divina Misericórdia. Muitas vezes, nossa fé é testada, em tempos de provação e sofrimento. Mas, Santa Faustina dizia que “quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá” (Diário, 1577).

Conheça nossa loja virtual em:  editoradivinamisericordia.com/.