Nos dias 21 a 23 de novembro de 2014, em Curitiba, no Santuário da Divina Misericórdia, aconteceu o XIII Congresso da Divina Misericórdia com o tema: “Confio-vos esta tarefa a vós: sede Testemunhas da Misericórdia de Deus”. Este foi um dos últimos pedidos que nos fez o nosso querido Papa João Paulo II, hoje já canonizado, quando ‒ no dia 17 de agosto de 2002, no Santuário da Misericórdia em Cracóvia, na Polônia ‒ consagrou o Mundo inteiro à Divina Misericórdia.

Estavam presentes nesse Congresso quase 1000 pessoas de todo o Brasil, entre eles vários padres e religiosas, também de todo o país. Nos bastidores trabalharam mais de 100 pessoas das nossas paróquias de Curitiba (Sagrada Família, São Jorge e Santuário).

Ser Testemunha da Misericórdia é uma missão, uma tarefa para a vida toda. Somos chamados a mostrar para todos que a palavra misericórdia é muito mais do que uma palavra bonita, ela exige testemunho. Por meio dela precisamos pelo menos tentar fazer a diferença, amando, perdoando, compreendendo, acolhendo, ajudando, rezando…

Falar de misericórdia talvez não seja tão difícil, pois ela é uma palavra linda… Mostrar, ou melhor, testemunhar Misericórdia já exige um pouquinho mais, pois junto com a misericórdia, penso eu, devem caminhar dois pês: “P” de Perdão e “P” de Paciência… Duas atitudes que necessariamente devem ser praticadas para que a misericórdia seja concreta.

A misericórdia é apresentada no Diário de Santa Faustina como o atributo que melhor nos descreve quem é Deus. Aquilo que de maior existe em Deus. Algo infinito, inesgotável, indestrutível. Nunca vamos saber tudo sobre a Sua misericórdia. Ela ultrapassa a inteligência dos homens e dos anjos… Não pode ser dominada ou limitada por nada e nem por ninguém.

Quem somos nós para definir e determinar até quando Deus pode amar e ter misericórdia de alguém? A misericórdia é Dele, não é nossa. A nossa misericórdia é finita, limitada e, muitas vezes, sem que a gente queira, acaba. A misericórdia de Deus, por outro lado, é infinita, não tem fim…

Penso que a Misericórdia atua de duas formas: a primeira, indo ao encontro da miséria humana, para abraçar esse ser humano que está na miséria; a segunda, amando aqueles que não merecem ser amados, ou seja, os que mais precisam de misericórdia e amor… E quantas vezes eu me encontro no meio dos que mais precisam de misericórdia e amor!

Que Deus seja louvado em toda a Sua Misericórdia por mais esse Congresso da Misericórdia que se realizou.

Quem sabe você venha participar conosco neste ano. O próximo Congresso será nos dias 13 a 15 de novembro de 2015. Você pode fazer a inscrição por este site a partir de 12 de abril de 2015, na Festa da Misericórdia.

Fiquem com Deus e um abraço misericordioso para todos.

Padre Sandro Souza, MIC

Responsável pela equipe de evangelização do Santuário da Misericórdia

XIII Congresso Nacional da Divina Misericórdia (21-23 de novembro de 2014)